Disseminar a ciência e a tecnologia de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico da região Norte Fluminense. É isso que o prefeito Riverton Mussi espera com a realização do quarto fórum de Ciência e Tecnologia, que acontece nesta quarta-feira (28), a partir das 18h30, no auditório do Sesi – Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense.
Temas como a promoção de nova visão de negócios para os empresários da região, em termos de planejamento energético, a nível nacional e a discussão de fontes energéticas, como os biocombustíveis, serão tratados no evento. Para isso, o ex-presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa abordará assuntos referentes a planejamento energético. Logo depois, o oceanógrafo e consultor da Petrobras e Pemex (Golfo do México), Carlos Leandro da Silva Júnior, apresentará palestra sobre “Geonegócios: Cultivo de Oleaginosas no Norte Fluminense”.
- Nas outras edições dos fóruns, que ocorrem desde 2006, assuntos como energia renovável, tecnologia de informações, desenvolvimento técnico na cadeia produtiva de petróleo e outros foram tratados. Mas nesta edição, o tema será o biocombustível – explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan.
Presentes ao evento estarão o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Christino Áureo, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Pesagro), Silvio Galvão, o subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luis Edmundo Horta. Também participarão do acontecimento membros de instituições e empresas como Emater, Lenep, Fundenor, Asflucan, Fenorte, Uenf e Embrapa.
São esperadas cerca de 200 pessoas ao evento, que terá atuação de representantes das prefeituras de Quissaman, Campos, Carapebus e Rio das Ostras, entre outras. “No mundo inteiro se busca novas fontes de energia, uma vez que o combustível fóssil (petróleo) é responsável pela emissão de CO 2 na atmosfera, gerando o efeito estufa e a mudança climática”, conta Jordan. Ele acrescenta que as discussões da sociedade, empresariado e governo terão frutos em alguns anos. “No Brasil está a maior extensão de terra fértil para plantação de oleaginosas”, comenta.
Sobre Macaé, está evidente que a dependência exclusiva da indústria do petróleo para fins econômicos não é positiva, partindo do fato de que este um dia terminará. “É necessário encontrar novas fontes econômicas, que possam substituir o petróleo, garantindo o crescimento e o bem estar da população moradora desta cidade”, explica o secretário.
O IV Fórum
Organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), o evento discute temas relevantes para a era pós-petróleo no país. O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, diz que o futuro do Norte Fluminense deve ser discutido por todas os representantes das cidades da região. “Dessa forma, idéias serão debatidas em prol do desenvolvimento científico e tecnológico dos municípios”, avalia Jordan.
- Universidades, empresas, associações e entidades de fomento (instituições que incentivam o desenvolvimento da ciência e tecnologia) foram convidadas para o evento - comenta a diretora do IMMT, Júlia Paletta. Ela diz que com apoio da Petrobras e do Sebrae, o IV Fórum tratará de questões e propostas de cada município para que todos conheçam os trabalhos tecnológicos uns dos outros.
Segundo Jordan, a participação do professor Pinguelli vai retratar questões como geração de energia elétrica, biocombustíveis e energia nuclear, não havendo apenas referência ao setor petrolífero. Já o oceanógrafo Carlos Leandro da Silva Júnior tratará da questão estrataégica do biodíesel no cenário atual dos municípios da região Norte Fluminense.
- É importante que as cidades da nossa região participem do evento, enviando profissionais ligados às áreas científica e tecnológica, juntamente com empresas, instituições e entidades - avalia Jordan. Ele acrescenta que somente com a união das forças será possível fortalecer e consolidar a economia da região, do ponto de vista energético.
- Os fóruns já fazem parte de uma das ações do Arranjo Produtivo Local (APL), no item relativo a desenvolvimento tecnológico, frisa o secretário. Os organizadores do evento pedem a confirmação da presença através do telefone: 2791-3871. Estudantes e interessados na área científica e tecnológica também são convidados a participar do acontecimento, cuja entrada é gratuita.
Programação
18h30 – Abertura
19h30 – Palestra “Energia no Brasil”
Luiz Pinguelli Rosa –ex-presidente da Eletrobrás
20h15 – Palestra Geonegócio: Cultivo de Oleaginosas no Norte Fluminense para a Geração de Biodiesel”
Carlos Leandro da Silva Júnior – oceanógrafo e consultor da Petrobras e Pemex (estatal mexicana de petróleo).
21h – Coquetel de encerramento