Jardim Franco recebe Orçamento Participativo nesta terça

08/06/2015 18:13:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rui Porto Filho

A última reunião foi para prestar contas do trabalho desenvolvido

Nesta terça-feira (9) é a vez do fórum do Orçamento Participativo (OP) ser realizado para moradores do Jardim Franco e para as localidades do Parque União e Jardim Esperança. O evento será às 18h, na Associação de Moradores do Jardim Franco, Plaza e Garden, na Rua Cleber Guimarães, 172.

Segundo a coordenadora do OP, professora Sônia Teresinha, o Fórum se reportará à prestação de contas do levantamento de necessidades feitas em 2014 e ao planejamento das demandas para o ano de 2015.

Os moradores dessas localidades estão preenchendo formulário de sugestões, mostrando suas principais prioridades. A prefeitura destaca a importância da participação no Fórum e no questionário, para apontar as reivindicações da comunidade.

Para 2015, a Prefeitura de Macaé disponibiliza um total de R$ 18,5 milhões para as obras do OP, atendendo às necessidades levantadas em 2014. No ano passado, por exemplo, foram construídas escolas de educação infantil nos bairros São Marcos e Novo Horizonte, e no distrito de Córrego do Ouro.

OP presta contas à população

A Câmara Permanente de Gestão (CPG) realizou reunião na semana passada para prestar contas dos trabalhos desenvolvidos pelo Orçamento Participativo (OP) para seus conselheiros e delegados. O encontro promoveu reflexão sobre as atribuições dos representantes do OP em prol de suas comunidades e destacou a importância deles.

De acordo com a coordenadora do OP, o evento ainda objetivou valorizar o trabalho voluntário, partindo da premissa de que o Orçamento Participativo é um processo democrático novo no país. “A CPG tem méritos, pois está com o OP apenas desde janeiro de 2014”, diz. Sobre o trabalho do público alvo ela é enfática: “Só é voluntário quem é feliz”.

Dentre as prestações de contas efetuadas estiveram: realização de 28 fóruns em bairros macaenses para a população levantar as necessidades das localidades; a elaboração do decreto que regulamenta o OP; promoção de quatro caravanas para informar a comunidade sobre os projetos aprovados pelo Conselho do Orçamento Participativo.

Também foram prestadas contas para delegados e conselheiros sobre a aprovação do COP referente à construção de quadras em quatro instituições de ensino como: Colégio Samuel Brust (Fronteira), Escola Parque Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin (Jardim Santo Antonio), Escola Municipal Dolores Garcia Rodrigues (Mirante da Lagoa) e Escola Fantina de Melo (Frade).

Outra atividade desempenhada pelo OP foi a realização de três Seminários de Qualificação para delegados e conselheiros cumprirem com eficácia suas atribuições. “Também transmitimos a eles que estamos elaborando o Manual de Procedimento do OP, sua cartilha e seu site. Em outubro, realizaremos o Congresso do Orçamento Participativo, no qual serão apresentadas as demandas levantadas em cada bairro e localidade de Macaé para o ano de 2016”, comenta a coordenadora.

Além do mais, o evento contou com a participação da consultora de Recursos Humanos, Ana Santos, do Sistema de Ensino, que promoveu dinâmicas com delegados e conselheiros.