logo

Jiu-Jitsu encerra jogos estudantis como ferramenta de inclusão

26/10/2024 13:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Mauricio Porão

Esporte participa pela primeira vez dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Macaé (JEEM).

Pela primeira vez, os Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Macaé (JEEM) contaram com a modalidade de Jiu-Jitsu. Neste sábado (26), o esporte encerrou as competições nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino e se consolidou como ferramenta de inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes que participam das aulas no contraturno das escolas. Segundo o professor de Educação Física e membro da Coordenação de Esportes, Henrique Gama, os benefícios são físicos, emocionais e sociais.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Educação Integrada. A disputa do Jiu-Jitsu reuniu 11 escolas e 125 atletas de diversas categorias (masculino e feminino). A final foi realizada no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho localizado no bairro Granja Cavaleiros. O estudante do 8º ano da mesma unidade de ensino, Bernardo Nunes, 14 anos, afirmou que estava animado para a competição. “Estou confiante na vitória, pois a escola me trouxe de volta ao esporte que já tinha praticado lá fora”, acrescentou.

Com o objetivo de incentivar a competição sadia e a integração, os jogos estudantis movimentaram as escolas e os alunos durante seis meses deste ano. Para o professor de Artes do Colégio Maria Letícia, Júlio César da Silva, o esporte é fundamental para a socialização, desenvolvimento cognitivo e integração. “Macaé está de parabéns por incluir o Jiu-Jitsu nos jogos estudantis. Os alunos têm oportunidade de praticar as aulas na mesma escola em turnos diferentes do ensino regular”, frisou.

O colaborador da equipe Sérgio Murilo da Silva destacou que o esporte é uma ferramenta de inclusão e favorece a autoestima dos jovens. “O Jiu-Jitsu tem um impacto profundo na formação dos jovens. O esporte trabalha a inteligência, o emocional, o respeito, a autoconfiança entre outros benefícios”, explicou.

Durante todo o ano, os jogos estudantis contaram, também, com competições de handebol, voleibol, basquete, futsal, xadrez, queimado e atletismo.


Fotos Relacionadas