Foto: Divulgação
Rogério Cruz e Eduardo Campos são os campeões em suas categorias
Três atletas do jiu-Jitsu macaense subiram ao pódio, no último fim de semana, durante o Campeonato Sul-Americano IBJJF - Jiu-Jitsu Championship, no Rio de Janeiro. O número um no Mundial da Confederação Nacional de Jiu-Jitsu (CBJJ), Faixa Preta Master 5 (categoria Super Pesado - até 100,5 kg), Rogério Cruz (Big), e o Faixa Preta Master 2 (Leve), Eduardo Campos, também campeão em sua categoria, conquistaram o 1º lugar.
Eduardo Campos levou ainda o 2º lugar Absoluto na disputa Peso Aberto (qualquer peso). O campeão Faixa Preta Master 3 (Meio Pesado), Celso Caetano, ficou com o 3º lugar na categoria. Ele treina para o Curitiba Sul-Americano sem Kimono da CBJJ.
Já Rogério Cruz e Eduardo Campos se preparam para o Brasília Open Jiu-Jitsu, em 3 e 4 de dezembro.
Os lutadores são apoiados pelo Bolsa Atleta, um auxílio municipal aos custos de atletas de alto rendimento. O secretário de Esportes, Marvel Maillet, gestor do Programa, comentou sobre o sucesso dos esportistas macaenses.
“Meu objetivo era chegar na liderança do ranking da CBJJ e foi alcançado. Agora é manter até o final do ano, quando disputo, em dezembro, um campeonato em Brasília-DF. Deixo meu agradecimento ao prefeito Welberth Rezende e ao secretário Marvel Maillet pelo Programa Bolsa Atleta Macaé, que vem ajudando a todos. Sem isso, eu não conseguiria alcançar a meta almejada, a liderança do ranking”, ressalta Rogério, que está entre os dez melhores do mundo.
No Jiu-Jitsu, também a campeã na categoria 57 Kg, Mariana Vantil, se destaca entre outros jovens talentos.
“É devido ao esforço dos atletas e também à região, que favorece muito o desenvolvimento esportivo. Graças às praias e a Serra, conseguimos praticar vários esportes. Além disso, nossos atletas são empenhados em viajar e a buscar melhorias em seu desempenho. E o Bolsa Atleta oferece qualidade aos treinamentos. Com esta verba de apoio, eles conseguem suplementar a sua alimentação, custear academias, profissionais de saúde e cobrir despesas de viagens e inscrições”, enfatiza.