A vitória por 105 a 85 sobre o Rio Claro fora de casa na noite de sexta-feira (9), pela 15ª rodada do NBB, evidenciou um caminho para o Macaé Basquete nesta temporada: a importância do jogo coletivo. A equipe trabalhou bem a bola, conseguiu encaixar uma forma dinâmica de jogar e foi muito eficiente nos arremessos assim como fez contra o Flamengo. Resultado? A primeira vitória fora de casa na competição com direito a seis jogadores com mais de dez pontos.
Um dos destaques foi o ala Eddy, cestinha do jogo com 22 pontos de 25 tentados, seis rebotes e um índice de eficiência de 29. Outra referência foi o também ala Márcio Dornelles. O experiente jogador atuou por 35 minutos, marcou 14 pontos, pegou oito rebotes e teve eficiência de 18.
- Ser o cestinha para mim não tem muita importância, e sim a gente conseguir a primeira vitória fora de casa. E ainda contra a equipe de Rio Claro, que é um confronto direto. Nós conseguimos fazer tudo o que o Léo pediu no vestiário. Já está mais do que provado que quando a gente joga coletivamente somos mais fortes - destaca Eddy.
O armador Jamaal também teve um índice alto de eficiência, com 21. Além dos 17 pontos, o americano terminou o jogo com seis assistências e 5 rebotes. O pivô Atílio, com 18 pontos, seis rebotes e um índice de 19 também foi bem. Quem também pontuou bem foi o jovem Pedrinho Rava, de apenas 19 anos, com 13, e o ala-pivô Fernando Mineiro, com 12.
O técnico Léo Costa destacou a importância do time atuar de forma coletiva. Após um período intenso de trabalho entre o Natal e o Ano Novo, o time melhorou a forma física e o trabalho tático, o que foi importante para iniciar bem o ano.
- A gente não pode e não acredita na dependência de um ou dois jogadores. Claro que sempre um, dois ou três vão estar melhor em determinado jogo e temos que explorar isso também. Temos que explorar o melhor de cada, sem a dependência de nenhum. Estávamos precisando melhorar o número maior de assistências, e foi um jogo que jogamos um para o outro, e isso ficou claro nos números. A gente prega que tenhamos um jogo coletivo. Esse é um caminho de sucesso - destacou o treinador.
Desde o início o Macaé foi bem contra o Rio Claro. Venceu o primeiro quarto por 32 a 12, e viu uma reação do adversário no segundo quarto, diminuindo a vantagem para 53 a 42. O time macaense novamente ampliou no terceiro quarto: 79 a 65. O Rio Claro chegou a diminuir a vantagem para cinco pontos, mas o Macaé rapidamente voltou a tomar as rédeas do jogo e fechou o duelo em 105 a 85.
O triunfo fez o Macaé Basquete chegar na 12ª colocação e entrar na zona de classificação para os playoffs. Agora o time macaense terá uma sequência em casa. Enfrenta Bauru (dia 15), Liga Sorocabana (dia 19) e Paulistano (21), todos no Juquinha, às 19h30min, com entrada franca.
A Associação Macaé de Basquete (AMB) tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Macaé, da SIT e da Autoviação 1001. Além disso, tem apoio da Fesportur, da Universidade Estácio de Sá e da academia BioFitness.