logo

Jorge Piri lança livro no Poesia Palavra Expressa

17/09/2007 11:30:36 - Jornalista: Andréa Lisbôa

No “Poesia Palavra Expressa”, encontro quinzenal de poetas no café do Teatro Municipal de Macaé, nesta terça-feira (18), acontecerá, às 18h, a noite de autógrafos de Jorge Piri, com entrada franca. “Colibri” é o segundo livro do poeta, consagrado em concurso nacional. A repercussão da primeira edição do livro, lançada no ano passado, no Palácio do Catete no Rio de Janeiro, foi estímulo para o autor, que já prepara seu terceiro trabalho.

Jorge Piri, engenheiro químico da Petrobras, morou 10 anos em Macaé. Ele participou das primeiras edições do projeto “Prata da Casa”, concurso de poesias promovido pela estatal, que ultrapassou as fronteiras do país. Sua produção foi reconhecida tanto nas fases de âmbito municipal como na etapa nacional.

Nascido em Volta Redonda, filho de produtor cultural e de cantora de rádio, considera que seria impossível não herdar dos pais o interesse pela arte. Ator registrado e poeta desde a adolescência, lançou seu primeiro livro “Outra face” na década de 70. “Colibri”, editado pela primeira vez em dezembro do ano passado, é uma coletânea de sua produção durante as décadas de 80 e 90, cerca de 60 poemas. Piri reside atualmente em Niterói e finaliza seu terceiro livro.

– Agora posso escolher o que quero realmente fazer e por isso estou investindo na produção artística. Gostaria de construir minha própria história na arte. Tenho muito prazer em fazer isso – revela o poeta, que define seu livro como romântico. Para ele, o público está carente de poesias que falam de amor. Seu tema mais constante, o amor, é abordado desde a forma platônica à realista.

A preocupação social, a relação comunitária e a do homem com a terra também estão presentes em seus versos livres. Piri elogiou o “Poesia Palavra Expressa”, desenvolvido pela Biblioteca Pública Dr. Télio Barreto, da Fundação Macaé de Cultura. “Na oralidade, conseguimos tocar as emoções das pessoas. Nossa expressão fica mais forte”, justificou.

A proposta do projeto é ser um canal de divulgação das obras de poetas da comunidade, promover a integração entre eles, valorizar os artistas locais e a poesia. Os encontros gratuitos acontecem quinzenalmente às terças-feiras, abertos à comunidade e voltados também aos estudantes de literatura de todos os níveis de ensino. Telefone: 2759-0889.