Foto: Divulgação
Este mês o ‘Curta no Museu’ será na terceira quarta-feira, dia 18.
O programa da vertente de audiovisual da Secretaria de Cultura, ‘Curta no Museu’, que acontece a cada segunda quarta-feira do mês foi excepcionalmente transferido. A sessão de curta metragem seguida de roda de conversa com a participação dos produtores da obra será na quarta-feira (18), às 19h, no Solar dos Mellos, no Centro da cidade. O ‘Curta no Museu’ apresentará o documentário ‘Jorge Poema’.
"Este é um trabalho coletivo que foi indicado para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro da Academia Brasileira de Cinema na categoria Curta Documentário. Ele nasceu no Laboratório de Educação e Divulgação Científica localizado no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), no bairro São José do Barreto", ressaltou o produtor do projeto da Secretaria de Cultura, Hélder Santana.
O curta metragem filmado em Macaé tem como personagem central o pescador e poeta macaense, Jorge Barcelos. Tio Jorge, como era conhecido, faleceu em 2019. Ele se destacou como interlocutor entre os pescadores para a implementação do plano de manejo de recursos hídricos de Macaé e cidades circunvizinhas. Tio Jorge foi presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Lagoa de Carapebus e era conhecedor da área que deu origem ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
‘Jorge Poema’ é dirigido por Rafael Nogueira e Diego Sobral. A produção é de Nathalia Muzy Fuentes, a fotografia de Daniel Figueiredo, o som de Gabriela Maia, a fotografia de cena de Alexandre Costa e a música original de Teo Bueno.
Este curta documentário foi criado pelo Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental (Cuca) que integra o Laboratório de Educação e Divulgação Científica do Nupem/UFRJ. O Cuca surge como espaço para construção de narrativas com base no olhar regional e popular de forma a possibilitar integração entre a universidade e a comunidade do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Os trabalhos produzidos se incluem em um tipo específico de cinema intitulado Cinema Ambiental Freiriano (baseado na obra de Paulo Freire). A série de filmes produzidos pretende estimular uma gestão participativa da unidade de conservação.
O Solar dos Mellos – Museu de Macaé está localizado está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro.