A II Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Macaé foi realizada durante esta terça-feira (10), no Royal Palace Hotel, na Praia de Cavaleiros, com o espaço lotado de profissionais, estudantes e expositores com novidades das áreas. O objetivo foi capacitar os profissionais em referência ao Dia do Fisioterapeuta, 13 de outubro, e mostrar a importância da fisioterapia na vida das pessoas.
O evento foi realizado pela prefeitura, por meio da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 2). A entrada foi um pacote de fraldas geriátricas. Os donativos serão destinados à Toca de Assis, Casa Nossa Senhora dos Pobres e Retiro dos Idosos.
“A Saúde de Macaé é diferenciada e continuamos avançando com esses profissionais que entregam serviço de qualidade à população. Cuidar com amor faz bem a nós mesmos e os profissionais da Saúde nasceram para servir”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Cruz, na abertura do evento.
“Conseguimos avanços como o reconhecimento da Reabilitação do município como referência pelos serviços prestados e entendemos que a capacitação da equipe é fundamental para oferecermos este atendimento de qualidade à população”, destacou a chefe da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação, Janiane Nunes.
A Secretária Adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, enfatizou o trabalho da Saúde, que mantém 11 unidades de urgência e emergência nessas áreas funcionando na rede pública municipal com atendimentos para adultos e crianças. “Este é o momento de aprendizado e o resultado será mais benefícios para os pacientes. Hoje as atualizações das profissões acontecem no nosso município e isto é muito gratificante”, acrescentou.
O Crefito entregou ao secretário Cruz e à Janiane certificado de agradecimento pelo trabalho em parceria. As conselheiras Letícia Pimentel, também responsável pela organização junto com a prefeitura, e Denise Flávio, compuseram a mesa de abertura da Jornada ao lado dos gestores municipais. Também fez parte da mesa o coordenador da Fisioterapia de Alta e Média Complexidade da rede, Peterson Wilian. A primeira Jornada foi realizada em outubro do ano passado.
O que teve na programação este ano
Na parte da manhã, os temas abordados foram “Fisioterapia Desportiva” com “Atuação da Fisioterapia no Futebol”; “Fisioterapia Dermatofuncional” com “Body Peach, Harmonização Glútea”; e “Terapia Ocupacional Adulto, com “Atuação da Terapia Ocupacional aos Pacientes com Sequela do AVC, em Ambiente Domiciliar”.
A Jornada continua na parte da tarde com discussão sobre “Fisioterapia nas Práticas Integrativa e Complementares em Saúde, com debates sobre “Saúde não é Ausência de Doença. Abordagens Sistêmicas do Cuidado em Sinergia com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs)” e “Cannabis Medicinal Fazendo a Diferença na Fisioterapia”.
Em seguida, serão abordados a “Fisioterapia Neurofuncional” sobre “Técnicas em Reabilitação Infantil – de Evidência à Prática Clínica”; “Fisioterapia Respiratória Infantil” com debates sobre “A Atuação do Fisioterapeuta no Paciente com Bronquiolite em Âmbito Hospitalar e Ambulatorial” e “Doenças Respiratórias e Como Elas se Inscrevem no Corpo”. Dentro da Terapia Ocupacional Infantil a abordagem foi sobre “Terapia Ocupacional, Desempenho Ocupacional e Possibilidades de Intervenção com Crianças com Transtorno do Espectro Autista” e “Abordagens da Terapia Ocupacional Infantil: Integração Sensorial, Dificuldades Alimentares e Estimulação Precoce”.
A mesa oito apresenta “Fisioterapia Vestibular” com debate sobre “Recuperando o Equilíbrio da Vida: a Importância da Fisioterapia Vestibular em Pacientes com Vertigem e Tontura”. Por fim, a nona e última mesa temática debateu “Educação Financeira e Marketing” e “Posicionamento Digital e Branding Pessoal”.