logo

Jota Quest é a próxima atração do Fest Verão

26/01/2006 17:09:06 - Jornalista: Simone Noronha

O grupo mineiro Jota Quest é a atração desta sexta-feira, dia 27, na Arena de Shows do Fest Verão de Macaé. A mega-estrutura montada pela prefeitura e pela Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) está pronta para receber cerca de 30 mil pessoas, número esperado para o show. A segurança está garantida pela Guarda Municipal e Polícia Militar, além de uma empresa especializada contratada para o evento.

Considerada uma das bandas mais populares do país, o Jota Quest já tem 12 anos de carreira. O grupo mineiro, liderado pelo vocalista Rogério Flausino, começou como uma banda de baile que tocava clássicos da dance music e do funk. O grupo é formado ainda por Marco Túlio, Márcio Buzzelin, P.J. e Paulinho Fonseca. O Jota Quest já lançou oito álbuns: J. Quest, De Volta Ao Planeta, Oxigênio, Discotecagem Pop Variada, MTV Ao Vivo Jota Quest, Jota Quest Rio de Janeiro e Até Onde Vai, o mais recente trabalho.

Investindo em ritmos da black music, o Jota Quest surgiu executando versões para clássicos de James Brown, Kool And The Gang, Banda Black Rio, entre outros. O núcleo da banda era o baterista Paulinho e o baixista PJ, ambos com grande experiência como músicos e adorados daqueles artistas. Com a entrada do vocalista Rogério Flausino, a banda, que ainda assinava J. Quest, com pronúncia em inglês - inspirada no personagem de desenho animado - definiu sua formação, completada por Marco Túlio e Márcio Buzelin.

O grupo se apresentava com perucas black power, reforçando o repertório calcado na música negra americana e brasileira. Lançaram em 1995 um disco independente que chamou a atenção da Chaos, subdivisão da Sony. Com a sonoridade black original, mas com um acento pop oriundo das mãos do produtor Dudu Marote, saiu J. Quest (Chaos/ Sony Music), em 1996.

O grande sucesso do disco foi a versão para "As Dores Do Mundo", de Hyldon, enquanto "Há Quanto Tempo" contava com a participação do ator e cantor Toni Tornado, provocando uma revalorização dos artistas brasileiros ligados à música negra norte-americana. De cunho próprio, emplacaram "Encontrar Alguém" e "Onibusfobia" (adaptação de "Neurastênico", de Betinho E Seu Conjunto).

O grupo passou a ser conhecido pela interminável agenda de shows, que consumiu dois anos de trabalho. Por pressões da Hanna-Barbera, dona dos direitos sobre o personagem Johnny Quest, os integrantes mudaram o nome para Jota Quest. Outra alteração foi o fim do uso das perucas, que se tornou simbólico das mudanças sonoras que viriam a seguir.

”De Volta ao Planeta”, de 1998, se tornou um pequeno fenômeno de vendas, com os mineiros investindo no pop dançante "branco", e emplacando uma série de sucessos: "Sempre Assim", "De Volta Ao Planeta", "Tão Bem" (Lulu Santos), "O Vento" e o mega-hit "Fácil", uma balada de violão que versava sobre os prazeres de uma música "fácil, extremamente fácil".

Seguiram-se mais dois anos na estrada até a gravação de Oxigênio (2000), que apresenta uma sonoridade ainda mais distante do passado black. Patrocínio do portal Super 11 e do refrigerante Fanta, aspirações de vendas milionárias, participações como a de Pepeu Gomes, Milton Nascimento, Ed Motta, Nando Reis e Carlinhos Brown não foram suficientes para repetir o sucesso do disco anterior.

Ao repensar sua trajetória, o grupo decidiu deixar de lado as aspirações roqueiras e voltou ao repertório cheio de suingue em Discotecagem Pop Variada, em 2002. A primeira faixa de trabalho foi a dançante "Na Moral". Porém, o disco só emplacou com a balada "Só Hoje".

Para não arriscar, veio no final de 2003 o MTV Ao Vivo, gravado em Belo Horizonte, e que contou com as participações de Thaíde e Arnaldo Antunes. Em sua melhor forma, a banda provou novamente que sua força se concentra no palco e retomou parte do prestígio perdido com Oxigênio. "Amor Maior" e "Do Seu Lado" são os hits da vez.

O CD “Até Onde Vai”, lançado ano passado, é o mais novo trabalho do grupo. Embalado pela regravação do hit `Além Do Horizonte`, um dos maiores sucesso na carreira de Roberto Carlos, o disco traz outras 13 composições inéditas. No show do Fest Verão, o grupo promete tocar antigos e novos sucessos, como “Amor Maior” e “Só Hoje”.