Foto: Bruno Campos
Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos impulsiona crescimento de jovens
Quarenta e cinco jovens receberam os certificados de conclusão do projeto “Jovem Alerta”, que qualifica para o mercado de trabalho, nesta quarta-feira (26), no Paço Municipal. A cerimônia, que contou com a presença de familiares e amigos, é fruto da parceria entre a Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
O projeto qualificou durante dois meses os jovens residentes na Barra, Nova Esperança, Botafogo e Aroeira, oportunizando sua inserção em programas de aprendizado e estágios e facilitando seu acesso ao mercado de trabalho. As ações foram executadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos quatro bairros.
A mesa foi formada pela secretária Josefa Sampayo, representando o prefeito Dr. Aluízio, pela coordenadora da Proteção Social Básica, Patricia Mendonça e por Andreia Aboud, representando o superintendente do CIEE, Paulo Pimenta. A cerimônia de entrega dos certificados foi aberta por jovens prestando homenagens aos gestores pelos conhecimentos transmitidos durante o treinamento de preparo para vida profissional e aos pais por apoiarem a iniciativa.
A secretária Josefa Sampayo destacou a importância da parceria com o CIEE para o município. "Quero agradecer a presença dos familiares destes jovens participantes do 'Jovem Alerta' e ao nosso prefeito Dr. Aluízio pelo apoio que temos recebido frente à secretaria. Também sou grata à equipe do projeto pela dedicação e crédito dado à capacitação", pontuou, dirigindo-se aos jovens para citar seu primeiro ato nesta manhã. “Quero que saibam em meu primeiro ato nesta manhã, ao assinar cada certificado, percebi o quanto é importante capacitar jovens, preparando-os para o futuro. Por isso, não desistam e corram atrás dos seus sonhos e de suas realizações”, disse aos formandos.
Parcerias - O CIEE capacita, oferece o certificado e o banco de dados para inclusão futura em estágios ou outras oficinas de qualificação. Para participar do projeto o jovem deve estar na faixa etária entre 14 e 23 anos e cursando no mínimo o nono ano do Ensino Fundamental e referenciado nos Cras. As unidades do Cras são unidades públicas da política de assistência destinadas ao atendimento de famílias e têm como objetivo prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios.
A qualificação proporcionou aos jovens instruções sobre imagem profissional, atitude empreendedora, relacionamento interpessoal, comunicação escrita e decisões na resolução de problemas, entre outros.
Para Rogenilda Ataíde (47 anos), que trabalha como secretária e reside na Barra de Macaé, a parceria da Prefeitura com o CIEE é bastante positiva. Ela, que é mãe de João Vitor, de 15 anos, disse ter gostado muito da capacitação recebida por ele. “Achei maravilhoso, porque meu filho aprendeu como conversar, como se portar diante de uma entrevista, além de ser capacitado em muitas outras coisas que irá aproveitar no futuro, quando a oportunidade de emprego bater em nossa porta. Por enquanto ele só estuda e se qualifica", assegurou.