Dezesseis jovens com deficiência auditiva da Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), do curso de cumim (auxiliar de garçom), visitaram, na manhã desta sexta-feira (09), a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), para conhecerem a Incubadora e a secretaria. Eles estavam acompanhados pela psico-pedagoga e intérprete de libras (língua de sinais) do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE), Cristiane Lopes de Queiroz. Todos participam do PMPE – Juventude Cidadã.
Os jovens puderam visualizar de que forma vão se inserir no mundo do trabalho. Conheceram a sede do PMPE, a Central de Atendimento Especializado em Trabalho (Caet). O Programa Sem Fronteiras e o Restaurante-Escola, onde são realizadas aulas práticas de hotelaria, também foram mostrados a eles. “Trouxemos os alunos à secretaria para que eles possam ver na prática como funciona o trabalho de qualificação e inclusão no mundo do trabalho”, esclarece Cristiane.
Os jovens realizaram a parte teórica do curso de cumim quando aprenderam sobre as atribuições práticas de garçom e auxiliar de garçom, mise-em-place (organização de mesa), decoração, além de noções de empreendedorismo, economia solidária, ética e cidadania. O curso teve início em novembro do ano passado, terminando neste mês de fevereiro.
A parte prática do curso está sendo realizada em diversos eventos. No Dia da Itália – 01 e 02 de fevereiro -, realizado no pólo do PMPE na Amada, os alunos participaram do rodízio de pizza como garçons e recepcionistas. Durante esse evento, equipes da Semtre e da Incubadora de Cooperativas realizaram palestras sobre o papel e o apoio da Incubadora na formação de grupos produtivos. Tudo com tradução de Cristiane.
O secretário Claudio Bogado disse que se sente orgulhoso em ter participado do acontecimento, quando pôde avaliar o desempenho dos profissionais qualificados pelo PMPE - Juventude Cidadã.
Durante a Feira Interativa, ocorrida no final de 2006, quando os profissionais com deficiência auditiva foram apresentados para a comunidade, empresas e autoridades para divulgar seus trabalhos , eles também atuaram como garçons.
Oito jovens já estão trabalhando como copeiros, auxiliares de garçom, pizzaiolos e recepcionistas em restaurantes da cidade. Outros estão em treinamento para o hotel Íbis. Durante a Feira do Trabalho e Emprego, a ser realizada no dia dois de março, eles trabalharão como auxiliares de garçons.