logo

Jovens do PMPE começam a trabalhar

16/03/2007 15:37:35 - Jornalista: Simone Noronha

Dois jovens qualificados no Programa Macaé de Primeiro Emprego / PMPE - Projeto Juventude Cidadã, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Renda, começaram a trabalhar esta semana. A Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) abriu vagas durante a realização da I Feira de Trabalho e Emprego de Macaé – realizada no último dia 2 – com objetivo de aproximar os jovens qualificados no Programa às possibilidades no mundo do trabalho.

Diversas empresas já disponibilizaram vagas para os jovens do PMPE. A empresa De Nadai ofereceu 25 vagas. As empresas Ilhote Sul, Hotel Íbis, Boteco do Adonias, Escola Musical Tom Maior e Datafox ofereceram uma vaga cada uma. A Cotima abriu duas vagas e a Pró 03 disponibilizou seis vagas. Na Blasting Pintura foram sete.

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, afirmou que a meta é colocar todos os jovens no mercado de trabalho.

- Nossa intenção é conseguir emprego para todos os jovens do Programa. Passamos o processo de qualificação em cidadania, direitos humanos e da capacitação profissional dos jovens. Agora estamos na fase de inserção no mercado de trabalho. As primeiras colocações que a equipe do PMPE conseguiu para os jovens foram na empresa Brasil Center, que disponibilizou 600 vagas para o convênio. Diversas empresas estão nos procurando para também colocar os jovens em seu primeiro trabalho. Agora foi a ACIM que está oferecendo mais uma oportunidade aos jovens, informa Bogado.

O secretário lembra que as vagas conquistadas para os jovens são resultado de esforço conjunto da Secretaria de Trabalho e Renda com representantes de diversas instituições do município e também da realização da I Feira de Trabalho e Emprego de Macaé, realizada no início deste mês.

- A primeira ação para inserir os jovens no mundo do trabalho foi o encontro com as instituições, depois demos continuidade com a realização da I Feira de Trabalho e Emprego. Prosseguimos os contatos com as empresas para que possamos empregar todos os jovens do PMPE. A união dos governos federal e municipal, das empresas públicas e privadas e da sociedade organizada, em prol do sucesso deste projeto, promove o desenvolvimento e a cidadania, amenizando o grave momento de violência que assola o município, afirma Bogado.

O secretário frisa a importância do presidente da Acim na busca de inserir os jovens. “A atitude do presidente da Acim, que é uma instituição que representa as instituições de Macaé é um exemplo para que outras empresas comecem a abrir espaço para os jovens”, finaliza Bogado.

Acim realiza divulgação do Projeto para associados

O presidente da Acim, Francisco Agostinho disse que apoiar o trabalho realizado pela secretaria de Trabalho e Renda é uma obrigação de todos, já que a inserção dos jovens só vem ajudar ao município. O presidente disse que tem divulgado o Programa Macaé de Primeiro Emprego / PMPE - Projeto Juventude Cidadã em todas as reuniões e que a partir deste mês solicitará a todos os associados que se envolvam mais no Programa abrindo vagas para os jovens.

- Nós da Acim somos solidários com este serviço feito pela Secretaria de Trabalho e Renda para reafirmar a posição de solidariedade e responsabilidade social estamos inserindo os jovens do PMPE no mercado de trabalho. Já estamos divulgando o Programa a todos os associados.

A coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros, disse que as oportunidades para a inserção dos jovens estão surgindo. Ela explicou que as empresas que abrirem vagas para os jovens terão encaminhado os jovens do perfil que a empresa necessitar.

- As empresas solicitam os jovens com o perfil que ela necessita e a equipe do PMPE em parceria com a Central de Atendimento Especializado em Emprego Caet faz a seleção e envia-os para realizarem os testes na empresa, finaliza Dilma.

Os jovens em seu primeiro trabalho

Para conquistar a vaga da ACIM, os jovens passaram por entrevista e começaram a trabalhar nesta segunda-feira (12). Etyenne Coutinho Sampaio, 19 anos, nunca tinha trabalhado. Ela tem o segundo grau completo e realizou, através do PMPE, o curso de recepcionista. Etyenne coloca a importância do curso de qualificação na sua vida.

- Participar de um Programa deste, faz com que enxerguemos melhor o futuro, abre o horizonte para o mercado. O que me ajudou muito foi a professora que já era ligada à área, passando bem a experiência dela. Depois do curso a minha perspectiva de vida aumentou, aumentando a visão do mercado de trabalho e de receber melhor. As pessoas exigem muita experiência, mas como ter experiência sem ter oportunidade? E isso foi o que o Programa forneceu – qualificação e ajuda para que eu pudesse obter o meu primeiro trabalho, afirma entusiasmada, Etyenne

Para Wagner Marquiote Rodrigues, 19 anos, que fez o curso de auxiliar de escritório, no Pólo Maria Isabel, o curso foi uma experiência boa. Wagner completou o segundo grau em 2005 e, esse é o primeiro emprego de carteira assinada. Desde 2005 ele está procurando trabalho e só agora com o curso realizado no PMPE conseguiu. Ele frisou que a professora passou tudo que eles precisavam e que agora ele espera pôr em prática o que aprendeu.

- O curso, as palestras e os encontros com a equipe do PMPE incentivaram-me muito, pela primeira vez fiquei com a certeza de que iria conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Na Feira, Wagner, inscreveu-se para uma vaga de vendedor, foi chamado para vir até a Secretaria para pegar o encaminhamento, ao chegar ficou sabendo da vaga na ACIM e resolveu tentar, fez a inscrição, foi chamado, prestou os testes e passou.

- Acredito que o fato de eu ter participado do PMPE ajudou muito, o Programa tem credibilidade e sem experiência é muito difícil arrumar trabalho. Antes do PMPE fiz vários cursos, informática, inglês e mesmo assim não consegui nada.O PMPE ajudou muito porque eu acabei de me formar no curso e o próprio PMPE ajudou a minha colocação no trabalho, finaliza Wagner.

Os empresários interessados em abrir vagas para os jovens do Programa Macaé de Primeiro Emprego / PMPE - Projeto Juventude Cidadã devem entrar em contato com a Associação Comercial e Industrial de Macaé pelo telefone 2772-2858 ou na Secretaria de Trabalho e Renda no 2763-2424.