logo

Jovens do PMPE conhecem economia popular solidária

06/02/2007 14:36:06 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Cinqüenta jovens do PMPE – Juventude Cidadã tiveram a oportunidade de conhecer a economia popular solidária. É que, buscando integrar as políticas públicas de inserção do trabalhador no mercado, a coordenadoria de Economia Popular Solidária (EcoPopSol) e a equipe da Incubadora de Cooperativas da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) promoveram o encontro. O acontecimento ocorreu nesta terça-feira (05), na sede da Incubadora.

A Economia Popular Solidária visa inserir o cidadão excluído do processo produtivo no mundo do trabalho, a partir da força produtiva e da capacidade organizativa de cada trabalhador. Os jovens dos cursos de monitor de turismo local e assistente de produção conheceram os princípios da Economia Solidária, bem como as possibilidades de organização de um empreendimento coletivo que os ajude a exercer sua cidadania a partir da geração de trabalho e renda.

- Outras turmas também participarão deste trabalho uma vez que suas atividades propiciam uma identificação com as diretrizes da Economia Solidária, ou seja, os jovens perceberão que juntos eles são mais fortes para enfrentar os desafios do Mundo do Trabalho -, disse o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado. Ele também ressaltou a repercussão positiva junto ao Ministério do Trabalho desta ação de integrar a Economia Popular Solidária com o PMPE.

- A coordenação do Programa Juventude Cidadã do Ministério do Trabalho sinalizou de forma muito positiva a integração das políticas públicas de trabalho, emprego e renda, especialmente a Economia Solidária como alternativa legitima de inserção do jovem ao Mundo do trabalho -, afirmou Bogado.

O coordenador do Programa de Economia Popular Solidária da secretaria de Trabalho e Renda, Robério Dias, disse que os jovens demonstraram interesse no trabalho a ser desenvolvido. “O empreendedorismo nato da juventude macaense associado aos princípios de sustentabilidade de auto-gestão e preservação ambiental fortalecem o propósito de construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, comentou Robério. Novos encontros estão sendo agendados para que se trabalhe com outros grupos formados pelo PMPE.