logo

Jovens do PMPE participam de curso de moço de convés da CBO

19/06/2007 09:34:53 - Jornalista: Equipe Secom

A Companhia Brasileira Offshore - CBO realizou aula inaugural do Projeto Pescar, do curso marítimo de moço de convés. São 18 jovens, oito do Programa Macaé de Primeiro Emprego – PMPE - Juventude Cidadã - PMPE, da Secretaria de Trabalho e Renda / Ministério do Trabalho.

O curso é realizado na sede da empresa e tem duração de nove meses. A formação técnica é ministrada pela Marinha do Brasil e a parte de cidadania pela – CBO.
Durante a realização do curso a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a CBO, encaminhará os jovens às empresas offshore, solicitando sua contratação.

Estiveram presentes o presidente da CBO, Luiz Maurício Portela; gerentes da empresa marítima Paulo Roberto e Mauro Maedo; representante da Fundação Projeto Pescar Leandro Paker; coordenadora do Programa Macaé de Primeiro Emprego, Dilma Negreiros; assessora executiva da secretaria de Indústria e Comércio, Flávia Aló; orientadora do Projeto Pescar, Caroline Maedo; e familiares dos jovens.

O PMPE é um Programa realizado em um convênio do Ministério do Trabalho e Emprego e prefeitura de Macaé. O objetivo do programa é o estabelecimento de cooperação técnica e financeira para a execução de ações de qualificação social e profissional do Projeto “Juventude Cidadã”, no âmbito do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, mediante a formação social e profissional dos jovens, aliada à vivência concreta da prestação de serviços voluntários à comunidade, possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho.

CBO

A CBO ocupa hoje a posição de uma das principais empresas brasileiras de apoio marítimo do país. A empresa assinou contrato com o Estaleiro Aliança para a construção de mais quatro embarcações, que atenderão os contratos firmados com a Petrobrás.

O Projeto Pescar foi criado em 1976, é hoje um sistema de franquia social formado por empresas e instituições articuladas em uma grande Rede de cidadania com presença no Brasil e também na Argentina. Prepara jovens de 16 a 19 anos para o mundo do trabalho e da convivência social, oferecendo-lhes vagas em Cursos Básicos de Educação Profissional. Além de oferecer vale transporte, café da manhã, almoço, plano de saúde, odontológico, seguro de vida e material escolar.

São 87 Unidades distribuídas em nove estadas brasileiros e no Distrito Federal que atendem aproximadamente 1500 jovens com 35 diferentes cursos. O Projeto já formou mais de 10 mil jovens.

O secretário de Trabalho e Renda, Luis Claudio Bogado falou da importância da participação dos jovens no curso. “Nós da Secretaria de Trabalho e Renda estamos sempre em busca de qualificar e inserir os munícipes no mundo do trabalho. Esta parceria com a CBO é a continuação da proposta de desenvolvimento social da Semtre. O curso proporciona futuro garantido para oito jovens e suas famílias. É só o começo para que outras empresas do Arranjo Produtivo Local - APL do petróleo se sensibilizem disponibilizando vagas para os jovens”, afirmou Bogado.

A coordenadora Dilma Negreiros lembrou que o secretário de Trabalho e Renda está orgulhoso em ter tantos jovens aprovados no processo seletivo da CBO e acredita que os jovens abraçaram a oportunidade e que serão excelentes profissionais.

- O secretário está satisfeito com os jovens que passaram por um processo seletivo rigoroso e conseguiram as vagas. Os jovens souberam aproveitar a oportunidade oferecida pela Semtre, através do PMPE e pela empresa marítima CBO. Certamente eles estão modificando a sua história e a de sua família, frisou Negreiros.