Com o objetivo de conscientizar os três mil jovens do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE)/Juventude Cidadã sobre a importância da doação de sangue, a secretaria de Trabalho e Renda promove encontro com os jovens no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). O evento acontece nesta terça-feira (23), das 8h às 17h, com 1.500 participantes no período da manhã e o restante no período da tarde.
No evento, haverá palestras sobre o tema Doação de Sangue, proferidas pelo coordenador da Hemoterapia do HPM, Glauber Miranda, e pela assistente social do serviço de Hemoterapia da prefeitura, Renata Graça. Com os conhecimentos adquiridos, os jovens serão multiplicadores da necessidade de doar sangue, que se torna imprescindível individual e coletivamente.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, o encontro faz parte da qualificação social dos jovens do PMPE, desenvolvendo a cidadania. “Além disso, é importante conscientizá-los sobre a necessidade de ajudar o próximo, participando das ações do governo, no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida do cidadão de Macaé”, enfatiza Bogado.
A coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros, disse que além de atuarem para conscientizar sobre o tema, os jovens vão doar sangue. “Esta será mais uma ação cidadã deles, pois já atuaram na limpeza das praias dos Cavaleiros e Pecado, informaram a população sobre o caramujo africano, distribuíram presentes de Natal para crianças da periferia e fizeram campanha de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)”, conta Dilma.
O Projeto Macaé de Primeiro Emprego é resultado de convênio entre a prefeitura/Semtre e o Ministério do Trabalho e Emprego, e executado pelo Senac. No último fim de semana, 200 jovens participaram do projeto “Rio ama os rios”, quando tiveram a oportunidade de pôr em prática conhecimentos sobre cuidados com o meio ambiente para as populações ribeirinhas do Rio Macaé. Na ocasião, eles conscientizaram os moradores próximos às margens do rio em relação ao lixo doméstico despejado nas águas, com a distribuição de panfletos.