logo

Jovens do Programa Nova Vida participam de qualificação

29/11/2016 14:51:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Capacitação contribui para formação profissional e futura inserção no mercado de trabalho

Aos 17 anos, Lara da Silva Souza já sabe qual profissão vai exercer no futuro. Ela quer ser advogada. Em qual instância vai atuar, ainda não sabe. Juíza, delegada, advogada de defesa, as possibilidades são muitas para a menina que descobriu o amor pelo direito ao atuar em serviços administrativos na Procuradoria do município de Macaé. Lara é uma das inscritas no programa Nova Vida. Junto com um grupo de adolescentes, ela participou, nesta terça-feira (29), da palestra "Qualidade no Atendimento ao Cliente", proferida pelo professor Sérgio Ricardo da Silva.

O treinamento e qualificação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Macaé e a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) que, durante todo o ano, organizou eventos do tipo para capacitação dos jovens inseridos no Programa Nova Vida.

Com o olhar atento, durante a palestra, Lara, que entrou no programa em 2015, procurou extrair o máximo de aprendizado e pretende levar tudo o que aprender para a vida adulta. Ela conta que, desde os 13 anos, procura fazer pequenos serviços, como montagem de cestas de telemensagem ou até de manicure, por sempre gostar de ter e administrar seu dinheiro.

- Participei de praticamente todos os encontros e cursos do programa e aprendi muito com eles. Infelizmente, já saio do programa no ano que vem, em março. E já estarei no segundo ano do ensino médio. Pretendo logo fazer o Enem para treinar e no ano seguinte entrar na faculdade. Atuo na parte administrativa, tiro cópias, lido com processo, procuro estar sempre disponível e aprendo muito. Foi lá que encontrei o que quero fazer para toda vida, onde encontrei pessoas para serem espelhos para mim. Também gosto de debater e o Direito nos dá vários caminhos - explica a adolescente, moradora do bairro Aroeira.

Só com a Faculdade Salesiana, foram nove encontros com os jovens inseridos no programa, que abordaram temas como o Mercado de Trabalho em Macaé, Finanças Pessoais, Marketing Pessoal, entre outros. O programa conta ainda com outras parcerias como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e Secretaria de Educação (Semed), com curso de Informática, cuja formatura acontecerá na quinta-feira, dia 8 de dezembro, no Auditório da Semed.

Segundo o assistente social Wagner Reis, esse é o segundo ano de parceria com a Salesiana, e a possibilidade surgiu após a equipe observar que havia necessidade de capacitar os adolescentes que estão inseridos em vários espaços de instâncias municipal, estadual e federal. "Como são muito jovens, chegam despreparados no programa por falta de vivência de trabalho. É aqui que vão se preparar para um emprego. O objetivo é capacitar para vivenciar a experiência profissional. A parceria com a Salesiana é importante, pois vemos esse papel social da faculdade, que é particular, mas se preocupa com o futuro dos adolescentes de Macaé", ressalta Wagner que atua no Programa Nova Vida.

Wagner Reis acrescenta que há um processo seletivo em vigência, com uma lista de espera de jovens para serem inseridos no programa. "Isso deve acontecer conforme a demanda. Em janeiro, eles entram de férias e retornam às atividades em fevereiro", afirma.

O Programa - O Nova Vida atende adolescentes de 14 a 17 anos, estagiam em diversos órgãos municipais, estaduais e federais por um período de quatro horas diárias no contra-turno escolar e recebem bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo. Além da experiência profissional, os jovens aprendem noções de cidadania, respeito ao próximo, responsabilidade e participam, uma vez por semana, de palestras com vários temas.

O programa pertence à política de assistência social e segue alguns parâmetros. É necessário que a família do jovem tenha o Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais), um sistema que agrupa informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda e que tenha o NIS (Número de Identificação Social), atribuído às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social).


Fotos Relacionadas