logo

Jovens do Programa Nova Vida recebem certificados do curso Jovem Alerta

30/10/2024 19:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Jovem Alerta é o projeto socioeducativo do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)

Cerca de 60 integrantes do programa Nova Vida participaram nesta quarta-feira (30) do encerramento e formatura do Jovem Alerta, projeto socioeducativo do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A programação realizada na Cidade Universitária é fruto da parceria do órgão com a Prefeitura de Macaé e visa à qualificação e às orientações sobre estudo e qualidade de vida.

O “Jovem Alerta” foi ministrado durante três meses com destaque para conteúdos específicos como preparação para o mercado de trabalho, currículo e temas transversais a exemplo de situações que envolvem o dia a dia e políticas públicas. O objetivo é que os participantes alcancem autonomia e protagonismo social, e que se envolvam na vida pública. Outras finalidades são capacitar e empoderar os jovens, preparando-os para um futuro profissional de sucesso.

Diante da formatura, os alunos agradeceram e se emocionaram. Fabrício Balbino foi um deles. O jovem que atua no Colégio Municipal Zelita Rocha contou que o “Jovem Alerta” ajudou a ter mais visão do futuro e a ficar desinibido. “Hoje eu sei me portar e o que falar diante de entrevistas de emprego e trabalhos de apresentação oral na escola. Amo ser do “Nova Vida” e adorei o projeto”, destacou.

Em fase de despedida, Miguel Teixeira Guimarães comentou que esta é uma das últimas atividades como integrante do “Nova Vida”. “Vou completar a idade para sair e foi aqui que aprendi muito. Tenho outros olhares principalmente quanto à minha vida profissional, estreitei laços e conheci pessoas que serão eternas no meu coração. Agradeço ao Douglas e à Secretaria Adjunta de Ensino Superior pela oportunidade. Quero continuar na Cidade Universitária, desta vez sendo aluno do curso de Engenharia. Os sonhos e a vontade não param”, declarou.

Durante o encerramento, a psicóloga social Paula Saraiva e a assistente social Aline Oliveira, que ministraram o projeto, enfatizaram a importância da participação dos integrantes do “Nova Vida”. “Só temos que agradecer e parabenizar a todos os participantes e equipe do “Nova Vida”, que sempre nos remete organização, disciplina e articulação. Já Paula Saraiva pontuou que os participantes “têm potencial" e que a parceria com o Nova Vida é sempre promissora e significativa. Só temos que agradecer”, disse.

Também presente, a Secretária Adjunta Flaviá Picon saudou os formandos. “O programa Nova Vida faz diferença na sociedade e parabenizo a todos, principalmente ao Douglas e a sua equipe. Que vocês que estão concluindo o projeto sejam ativos, produtivos e criativos, pois as oportunidades são possíveis quando encaramos desafios. Que vocês consigam perceber as habilidades e potencialidades para encontrar novos caminhos, pois sem sonho não há concretização da ação. Desejo sucesso a todos e espero ver vocês em breve em uma das graduações gratuitas oferecidas aqui na Cidade Universitária por quatro instituições públicas”, pontuou.

O coordenador do Programa Nova Vida, Douglas Fontes, destacou a satisfação de ver mais uma turma sendo formada pelo CIEE. "Parcerias como estas são importantes. Temos ex-integrantes que passaram pelo CIEE e, hoje, estão atuando em multinacionais. Através da união de esforços como o “Jovem Alerta” que registramos muitas experiências positivas dos integrantes. Temos que comemorar, pois uma nova trajetória se inicia”, salientou.

Programa

O "Nova Vida" conta com profissionais como pedagogo, assistente social e psicólogo. O programa também engloba visitas domiciliares, treinamento, acompanhamento pedagógico, psicológico e social e avaliação do desempenho laboral.

Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que o "Nova Vida" e a "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.


Fotos Relacionadas