Uma ação conjunta da prefeitura de Macaé, através da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), secretaria de Promoção Social e o Ministério do Trabalho garantiu aos jovens do Programa Sem Fronteiras mais uma ferramenta básica na busca de uma vaga no mercado de trabalho.
A emissão das carteiras foi realizada após a palestra ministrada pelo conselheiro do Grupo de Atenção Primária em Educação e Solidariedade (GAPS), William Oliveira, que abordou a questão as drogas, um tema muito presente na vida dos adolescentes. As palestras fazem parte de um ciclo que está sendo oferecidos aos jovens do Programa Sem Fronteiras. Os temas escolhidos têm procurado enfatizar assuntos do cotidiano dos jovens, como sexualidade, gravidez na adolescência e atos de higiene.
O Programa Sem Fronteiras é um dos projetos da prefeitura que atende a jovens de 16 a 24 anos, em condições de vulnerabilidade social. A Semtre tem buscado diversas parcerias junto à iniciativa privada, viabilizando cursos para esses jovens, como as aulas de informática que acontecem na sede Ong Viva Rio, em parceria com a Serviços Marítimos Continental.