logo

Jovens Embaixadores: inscrições até domingo

24/08/2012 15:44:00 - Jornalista: Cesar Domerry

Estão abertas até à meia-noite do domingo (26), somente via Internet (www.jovensembaixadores.org), as inscrições de alunos do ensino médio da rede pública municipal, para o programa estudantil-cultural Jovens Embaixadores, do governo dos Estados Unidos, por intermédio do curso de inglês Instituto Brasil – Estados Unidos (IBEU),para seleção de 35 jovens de 15 a 17 anos em todo o Brasil, que terão a chance de divulgar suas cidades de origem nos estados norteamericanos, onde farão um curso de três semanas, em janeiro de 2013, em pleno inverno.

Segundo o diretor presidente do curso, Douglas Jay Moraes, além da faixa etária e do nível médio na rede pública, há outros critérios a serem avaliados. “Ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, com renda familiar abaixo de R$ 4mil, excelentes médias escolares, ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral e estar engajado , por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social como voluntário(a)”.

Além de aprender sobre a cultura do local de destino, o Jovem Embaixador vai à capital, Washington, tem um encontro com a Primeira Dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, na Casa Branca, faz excursões e participa de reuniões, quando pode divulgar, em vídeo, sua cidade de origem. Douglas fala sobre os custos e dá mais detalhes sobre o Programa.

- Os custos consistem nas passagens domésticas e internacionais de ida para os Estados Unidos bem como da volta, orientação pré-partida, implementação do programa nos Estados Unidos (agenda de atividades, coordenadores, transporte local,hospedagem e alimentação, seguro-saúde para a viagem e auxílio para a compra de roupas de frio, como agasalhos, sapatos, meias, luvas, pois o curso é realizado durante o inverno. A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados no programa. As responsabilidades financeiras dos Jovens Embaixadores incluem os custos com a emissão de passaporte(participante e ou instituição parceira), dinheiro para gastos extras durante a viagem (compras pessoais, telefonemas, cujos custos excedam o valor dado pelo programa).

O programa tem 11 fases. A primeira consiste no acesso ao facebook dos Jovens Embaixadores, o preenchimento do formulário de inscrição online e, se preencher os pré-requisitos, será selecionado (a) para a segunda fase. Nesta, os candidatos selecionados deverão preencher o questionário on line e enviá-lo, com toda a documentação, comprovando os pré-requisitos, para a instituição parceira mais próxima de sua casa. No caso de Macaé, a unidade fica na Avenida N.Sra da Glória 236 Praia Campista.

A terceira fase consta da realização de exame escrito em local a ser definido pela instituição parceira, que se comunicará com o selecionado via telefone, e-mail ou fax. O mesmo procedimento será executado pela unidade parceira, que convocará os selecionados para o exame oral, constante da quarta fase. Na quinta fase, será feita visita à residência do(s) candidato(s)para conhecer o local onde vive(m) e conversar com os paia sobre o programa. Na sexta fase, a instituição parceira notificará o(s) candidato(s) sobre sua seleção ou não para a seleção final, a ser coordenada pela Embaixada Americana, que examinará o dossiê de cada um dos três candidatos com as melhores pontuações em todas as fases anteriores.

Na sétima fase, a Embaixada dos Estados Unidos anuncia os nomes dos 35 novos Jovens Embaixadores, selecionados em todo o Brasil. Na oitava fase, a Embaixada Americana trabalha com os jovens na preparação para a viagem. Na nona fase, os novos jovens embaixadores viajam para São Paulo para a entrevista de visto e a orientação pré-partida. A décima fase consiste no embarque dos jovens para os Estados Unidos. Na décima-primeira fase, é feita a avaliação do programa de 2011 e há o lançamento do programa de 2012.

Em 2009, Eric Leonardo Estevam da Silva, 17 anos, aluno da rede municipal de Macaé, foi selecionado, depois de ter sido reprovado aos 15 e 16 anos. Eric já havia se tornado aluno do IBEU, onde ganhou uma bolsa de estudos. Seu inglês foi aprimorado, o que lhe permitiu boa média nas provas escrita e oral, em 2008, obedecendo a todos os outros critérios de avaliação. Ele estará presente segunda-feira (27), às 15h15, em Macaé, na unidade parceira do Programa, que comemora 15 anos. e vai ser onaugurado o Espaço de Leitura para alunos e comunidade, quando será recepcionada Carol Brey-Casiano, Adido Cultural do Consulado Americano.