O Programa Educando na Cidadania entra agora em seu último momento. Nesta sexta-feira (09), os participantes do projeto voltam a se reunir no auditório da Funemac, a partir das 14h, para a aprovação do documento elaborado com base nas propostas de políticas públicas sob o olhar dos alunos. O projeto, desenvolvido pelo Macaé Cidadão em parceria com a secretaria de Educação (Semed), teve como proposta promover debates sobre cidadania.
As propostas foram retiradas dos encontros realizados nas escolas entre professores, alunos e comunidade. Todas as sugestões deram forma a um documento que será entregue ao prefeito de Macaé, Riverton Mussi, por uma comissão de alunos, a ser criada, amanhã, durante o encontro na Funemac.
O projeto, iniciado em junho, envolveu 1.700 alunos de nove escolas da rede municipal de Macaé e uma de Conceição de Macabu Foram quatro encontros temáticos com educadores e mais quatro com os alunos, além de oficinas cujos temas variaram da sexualidade à gestão escolar democrática. Após esses encontros, o projeto passou a ser realizado nas escolas com a participação da comunidade, professores e alunos.
- A idéia é envolver toda a comunidade nesse processo, com vista na perspectiva de intervenção social diante de uma problemática suscitada pela comunidade -, relata a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes.
Amélia ressalta que o projeto visa fazer das crianças em agentes transformadores na comunidade. A escolha do tema, segundo a coordenadora do Macaé Cidadão, é de grande relevância, onde é explicita a necessidade, cada vez maior, de fomentar debates e reflexões com a comunidade. “Nós consideramos importante trabalhar diretamente com os educadores na perspectiva de contribuir efetivamente na educação dos jovens”, conclui.