logo

Jovens macaenses se formam no Centro Municipal de Idiomas

18/12/2025 17:41:00 - Jornalista: Jennifer Ferreira

Foto: Jennifer Ferreira

Turma iniciou há cerca de cinco anos e conclui formação reforçando o papel do CMI como política pública de inclusão e transformação social

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Executiva de Ensino Superior, celebrou a formatura de 14 jovens do Centro Municipal de Idiomas (CMI). A turma iniciou a trajetória no nível básico há cerca de cinco anos e concluiu o ciclo de formação em um momento marcado por reconhecimento, emoção e valorização da educação pública.


O CMI é uma política pública de ensino de línguas estrangeiras mantida pelo município, por meio da Secretaria Executiva de Ensino Superior (SEES). Há mais de 20 anos, o Centro atua como espaço de formação em idiomas atendendo estudantes e a comunidade em geral, com foco na ampliação de oportunidades acadêmicas, profissionais e cidadãs.

A cerimônia contou com a presença da secretária executiva de Ensino Superior, Izabella Vicente; da coordenadora geral do CMI, Débora Lacerda; e da professora do CMI, Thatiana Lima Lacerda. Durante o evento, foram homenageadas, em nome de toda a equipe do Centro Municipal de Idiomas, a vice-coordenadora Aneti Garcia e a servidora Thaís Decaro, do apoio administrativo, além de Débora Lacerda e Thatiana.

A Secretária Executiva de Ensino Superior destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento do CMI e o impacto da educação na transformação social.

“O nosso papel aqui é garantir que o CMI cresça e se desenvolva, apesar dos desafios que aparecem pelo caminho. Cada um que foi impactado pelo CMI se torna também um multiplicador da ideia de que aprender um novo idioma, de que estudar, é sim uma ferramenta transformadora para o mundo. E a mudança começa na nossa realidade, na vida das nossas famílias”, enfatizou Izabella Vicente.

A coordenadora geral do CMI, Débora Lacerda, também reforçou a importância do programa para o município.

“O Centro Municipal de Idiomas é mais que uma política pública; é um compromisso de Macaé em transformar vidas e construir futuros. É isso que fazemos ano após ano e é isso que estamos celebrando hoje: a construção de um futuro melhor para cada uma dessas famílias”, afirmou.

Pessoas que falam outro idioma recebem mais

Além do impacto social, o domínio de outro idioma representa ganhos concretos no mercado de trabalho. Pesquisas do site de empregos Catho indicam que profissionais com fluência em inglês podem alcançar salários até 60% a 83% maiores do que aqueles que não dominam o idioma, a depender do setor e do nível hierárquico.

O CMI tem como principais finalidades promover a inclusão social por meio do ensino de línguas, facilitar a formação cidadã e ampliar o acesso de estudantes à educação superior e ao mercado de trabalho.


Fotos Relacionadas