Reduzir o número de mortes com jovens em acidentes foi o motivo principal para que a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) junto com a Guarda Municipal de Macaé iniciassem nesta quinta-feira, 20, o curso experimental de educação preventiva com adolescentes entre 16 e 17 anos. O primeiro grupo foi do Colégio Alfa, em 15 dias outra escola terá a oportunidade de ingressar seus alunos no curso. O evento faz parte da Campanha Nacional de Educação no Trânsito, iniciada nesta terça-feira.
De acordo com a engenheira de tráfego, Laís de Castro Meirelles, o curso tem como objetivo evitar o número de jovens envolvidos com acidentes de carro. “O trânsito é o segundo maior causador de morte entre os adolescentes, só perde para armas de fogo. Vamos oferecer este curso para todos os jovens do município que estão para tirar carteira de motorista”, lembra Laís.
O curso teve em seu primeiro dia, dinâmica de grupo com a psicóloga Mara Cipriano Veríssimo. “Essa é uma forma de aproximar esses jovens e ensiná-los a importância de trabalhar em grupo” ressalta Mara. Aconteceu também palestra com a engenheira de tráfego, Laís de Castro Meirelles, sobre legislação de trânsito e sinalização, além de apresentação de vídeo sobre o caos das ruas da Índia.
O pedagogo e professor, Rony Badalha, ministra palestra sobre educação preventiva iniciada nesta quinta-feira, 20, e finalizado na sexta, 21. O segundo dia de curso também mostrará aos jovens noções sobre os acidentes com o Drº Fabiano Selem, coordenador do setor de emergências do Hospital Público Municipal (HPM), o que acontece e as fraturas que os motoristas sofrem.