Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, o “Julho Amarelo”, e. Em Macaé, a Secretaria de Saúde - por meio do Programa IST/Aids - estará orientando e oferecendo o teste para identificação destas patologias. A ação faz parte da Campanha Nacional instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Sandra Barcelos, lembra que esta é uma doença silenciosa e perigosa, mas pode ser prevenida por meio da vacina.
“Muitas pessoas podem ter a doença e não saber, por isso, a importância da testagem, que está disponível no programa e nas Unidades Básicas de Saúde. A Rede oferece ainda o tratamento gratuitamente”, reforçou.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e podem provocar alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada pelos vírus A, B, C, D e E. A maioria dos casos são assintomáticos. No Brasil, as mais comuns são hepatites A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D, comum na região Norte do país, e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas.
O Programa IST/Aids oferece testagem rápida para diagnóstico de hepatites B, C, Sífilis e para Aids. Os resultados saem em 30 minutos e o paciente é orientado pelo profissional que fez o primeiro atendimento. O serviço conta com equipe multidisciplinar.
A sede do programa funciona na Rua Alfredo Backer, 177, Centro. Em caso de dúvida a população pode entrar em contato pelos telefones (22) 2796-1704 ou (22)2796-1234.
Hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoos, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical).