Foto: Ana Chaffin
Ação aconteceu no Pecado
Com o slogan “Ambiente é tudo e Educação é o meio”, as secretarias de Ambiente e Sustentabilidade e de Educação, junto com a Guarda Ambiental, encerraram a campanha Junho Verde com ações realizadas na Lagoa de Imboassica envolvendo alunos de escolas da rede pública municipal, nesta quarta-feira (26). Durante toda a manhã, eles participaram dos projetos “Resgatando o Passado e Semeando o Futuro” e “De Canoa na Lagoa”, além de trilhas pela vegetação e limpeza à margem da lagoa em parceria com o projeto “Águas Limpas”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Junho Verde é lei federal 1.070/2021 e faz parte das ações da Política Nacional de Educação Ambiental que busca conscientizar sobre o ambiente e incentivar ações coletivas voltadas para a sustentabilidade. Em Macaé, é uma das agendas de educação ambiental da Secretaria de Ambiente que atua o ano inteiro com ações de conscientização dos temas da área. No encerramento da campanha, participaram alunos do Colégio Municipal Renato Martins; Escola Estadual Municipalizada Jacyra Duval; e do Ciep 455 Municipalizado Maringá. Houve, ainda, exposição educativa e a parte lúdica do evento com brincadeiras e animação com palhaço.
Théo Pereira, 9 anos; Emanuella Felipe, 12; e Sofia Garcia, 11, disseram que gostaram de toda a ação.
“Cuidar do ambiente é importante. Estamos gostando muito de estarmos aqui participando de tudo”, enfatizou Théo, no intervalo para o lanche, com o lixo produzido sendo descartado no lugar adequado.
“As atividades do Junho Verde se encerram hoje, mas a reflexão fica para o cuidado com o ambiente”, enfatizou.
“É fundamental mostrar aos alunos como podem cuidar e ajudar a preservar a natureza”, disse.
"Este mês aproveitamos o Junho Verde para mostrar as ações. O projeto ensina sobre preservação das matas nativas, fala sobre a lagoa e coleta de resíduos, entre outros temas da educação ambiental".
“Este é um projeto social que conta com apoio da prefeitura para a prática do esporte e também para que as crianças conheçam as espécies existentes na lagoa, a importância delas e como preservá-las”, destacou a presidente do clube, Crispiane Barcelos Ribeiro.