Rock n’roll, ousadia e muita exaltação às coisas boas da vida. A soma destes três elementos promete um clima provocante e ao mesmo tempo despretensioso, nesta sexta-feira (20), no show do Kid Abelha, durante a inauguração da Arena de Shows do Fest Verão 2006, na Linha Verde, a partir das 23 horas, em Macaé. Com Paula Toller na voz, George Israel no sax, violão e vocais e Bruno Fortunato na guitarra e violão, a banda quer levar o público ao delírio com suas letras que falam sobre o cotidiano, a vida e as relações amorosas.
Nesta entrevista exclusiva, a cantora do Kid Abelha, Paula Toller, revela como será o show em Macaé, detalha a produção do último cd da banda, “Pega Vida”, lançado no ano passado e ainda discursa sobre sexo, cultura, e é claro, muita música.
JB - Paula, o Kid Abelha se apresenta nesta sexta-feira, dia 20, em Macaé. Basicamente qual será o repertório do show? O Kid vai apresentar mais músicas do “Pega Vida” e mesclar com antigos hits ou o show é mais composto das músicas novas?
Paula - Além de parte do Pega Vida, que já tem 3 músicas conhecidas, vamos tocar hits como Por que não eu e Como é que eu vou embora, vários sucessos e um pouquinho do Acústico. O cenário, os figurinos e a iluminação são bem noturnos, e a banda está mais roqueira, com 3 guitarras. O George está arrasando, tocando milhões de instrumentos diferentes.
JB – O cd Pega Vida trouxe Paul Ralphes como produtor, uma pessoa de fora do grupo. Como foi ter esse cd de inéditas produzido por Ralphes depois de cds do Kid serem produzidos pelo próprio George e por Kadu Menezes, também ligado à banda? O que Ralphes agregou ao grupo?
Paula - Eu e George tabelávamos entre letra e música, entregávamos uma demo de voz e violão para o Paul, que inventava batidas e riffs junto com o Bruno. Daí chamávamos os outros músicos, ensaiávamos bastante e íamos a um estúdio grande gravar as bases. O Paul coordenava todos esses processos. Ele também produziu o nosso Acústico MTV, e foi uma experiência excelente, ele é culto, elegante, divertido e inglês, o que faz muita diferença para o rock and roll.
JB – Poucos dias depois do lançamento do Pega Vida, o comentário foi que o sexo é um dos assuntos principais do cd. Na minha opinião, essa temática foi muito bem adocicada com a sua voz, ao mesmo tempo em que soou provocativa. O que parece, a meu ver, é que o Kid está tecendo uma crítica sociopolítica com essa ousadia mais explícita. O que, realmente, vocês quiseram transmitir com músicas como Poligamia, Eutransoelatransa e Strip-Tease, sendo as três de sua autoria com o George?
Paula - Em Strip-tease usei a imagem da stripper para falar sobre o mundo atual, sobre o papel do artista, do poeta. Eutransoelatransa descreve as diferenças de gosto e estilo de um casal e Poligamia é um convite, uma provocação roqueiro-carnavalesca. Mas quando aparecem palavras relativas a sexo, ninguém presta mais atenção em nada...(risos)
JB – Em “Eu Tou Tentando”, também sua com George, interpreto uma constante busca do ser humano sempre em direção a alguma coisa. O que vocês querem passar para o brasileiro neste cenário político que vivemos, com esta música?
Paula - Essa canção tenta dizer que neste cenário político a única coisa a fazer é tentar fazer a sua parte.
JB – O Kid Abelha já acumula seus 23 anos de estrada, tendo acompanhado mudanças boas e outras nem tão positivas assim na cultura nacional. Como hoje você analisa o cenário músico-cultural do país?
Paula - O cenário independente está muito diversificado, e por isso muito disperso, mas é onde estão surgindo as coisas interessantes, que vão ficar. O cenário comercial tradicional está com um nível péssimo, as letras são toscas. A última geração admirável na música pop foi a do Skank, Chico Science, etc.
JB – O que o macaense pode esperar do show de sexta? O público vai poder pedir algumas músicas para vocês tocarem?
Paula - A turnê já está bem azeitada. Bruno está um monstro na guitarra, a banda de apoio é de primeiríssima categoria, e estamos chegando naquele ponto onde é possível improvisar, até aceitar pedidos.
JB – Paula, por fim, peço para você deixar uma mensagem para todos os fãs do Kid Abelha que estão se programando para irem ao show em Macaé.
Paula - Espero todos vocês para curtirem uma noite especial em Macaé com a gente! Um beijão da Paula Toller.