logo

Laboratório Didático de Ciências recebe professores

28/08/2013 18:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Aprender Ciências, Física, Química e Matemática ficará mais fácil no Laboratório Didático de Ciências.

A partir do dia 18 de setembro, os alunos da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira terão aulas no novo Laboratório Didático de Ciências. O espaço foi aberto nesta quarta-feira (28) para aula inaugural dos professores das disciplinas de Ciências, Física, Química e Matemática, que lecionam na escola. Eles atuarão no local junto com monitores e estagiários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A previsão é que no mesmo dia 18 os alunos do 8º e 9º anos da unidade situada na Costa do Sol sejam os primeiros visitantes.

Além de contribuir nas aulas como ambiente para pesquisas e experiências dos alunos, o laboratório de Ciências também irá funcionar como unidade para pesquisas e trabalhos voltados para a dengue. A intenção é no local sejam levantados dados epidemiológicos, estudos sobre os tipos da doença e diferenças de mosquitos. Também haverá palestras com os alunos sobre os devidos cuidados com o mosquito transmissor para que eles possam replicar as informações nos bairros e comunidade escolar. Outra proposta é que através dos trabalhos seja elaborado um livro paradidático sobre a dengue, material que poderá servir de subsídio para outras unidades municipais de ensino.

O laboratório é fruto de uma parceria entre a UFRJ e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e contará com a atuação e supervisão de professores da UFRJ e alunos bolsistas da FAPERJ. Diante disso, para reforçar os estudos e pesquisas, o laboratório foi dotado de equipamentos como microscópio acoplado a televisão, lupas, balança analítica, destilador de água, capela e pHmetro para análise.

A escola conta com 970 estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que segundo a docente da UFRJ, Flávia Borges Mury, terão as aulas marcadas por atividades experimentais. “Esta será uma oportunidade para despertar o interesse dos alunos pela ciência. Podem sair excelentes pesquisadores desta unidade”, disse.

A professora de Ciências, Rita Uribe, pontuou que com a abertura do laboratório, um novo mundo será apresentado para os estudantes. “Minha expectativa é que manuseando os materiais, os alunos fiquem muito mais empenhados nos estudos e se interessem ainda mais pelas pesquisas”, contou.

Já na opinião da diretora da unidade, Sônia Maria Pereira, o laboratório didático de Ciências é uma conquista promissora. “Através deste laboratório, o processo ensino-aprendizagem será ainda mais produtivo. Esta será uma motivação para que os alunos se dediquem nas aulas teóricas e práticas nos conteúdos das matérias de Ciências, Química, Física e Matemática para que eles aprendam e compreendam mais sobre as aplicações da ciência e outras áreas afins”, finalizou.