Foto: Ana Chaffin
Equipamento transmite o resultado online
Um equipamento capaz de medir a qualidade da água e transmitir o resultado online será testado por um mês na Lagoa de Imboassica. Até o dia 15 de fevereiro, ele será instalado e toda a população poderá ver os níveis das substâncias que a água possui. O equipamento é capaz de medir o nível de nitrato, PH, onlineoxigênio, amônia, condutividade, DBO, DQO e TOC.
Um aparelho ficará dentro da Lagoa, junto com uma bóia, ligado a um outro que ficará na cabine da Guarda Ambiental, na sede da inspetoria, no calçadão da orla. Neste local, a população terá a oportunidade de ver a qualidade da água na hora.
De acordo com o representante do produto, esta é a primeira vez no país que uma prefeitura se interessa por essa tecnologia. “Nós instalamos muito em empresas privadas e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também possui. A expectativa é muito boa”, disse.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, destacou que primeiro será realizado um teste. “É um projeto piloto de monitoramento online da qualidade da lagoa, que também pode ser utilizado em automação em estações de tratamento de esgoto”, explicou.
O diretor-presidente do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Henrique Carvalho, disse que o equipamento irá facilitar o controle do ecossistema da Lagoa. “É uma medida preventiva, pois você pode programar o aparelho para te dar o resultado de hora em hora e é online, o que ajudará no controle da qualidade da água”, explicou.
Também estiveram presentes na reunião a coordenadora de Recursos Hídricos da SEMA, Alessandra Bittencourt, o farmacêutico e bioquímico do IMMT, Théo de Miranda, e o engenheiro químico do IMMT, Luiz Carlos da Silva Castro.