logo

Lagoa de Imboassica sofre mais uma ação clandestina

27/12/2005 17:12:32 - Jornalista: Marilene Carvalho

Ao fazer a limpeza no canal extravasor da Lagoa de Imboassica, na manhã desta terça-feira, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram surpreendidos com o que encontraram no local. O canal estava obstruído com 10 pneus e uma bombona de lixo. A ação clandestina configura-se em crime contra o meio ambiente, o que causou indignação à equipe da Semma que vem se reunindo sistematicamente com a Serla, Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras, associações de moradores e representantes da sociedade civil organizada, visando o manejo adequado da lagoa.

A limpeza do canal extravasor foi iniciada às 9h e se estendeu até às 17h30, envolvendo a participação de 10 funcionários da prefeitura. Para realizar a operação, a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé contou com o apoio da Divisão de Meio Ambiente da Guarda Municipal, em ação comandada pelo gerente Viveiros. Além dos 10 pneus e da bombona de lixo, a manilha de um metro de diâmetro estava obstruída com muitos pedaços de madeira. Para a limpeza foi necessária a utilização de uma retroescavadeira hidráulica.

Destacado para dirigir a operação, o biólogo da Semma, Guilherme Sardenberg Barreto, considerou que esta ação criminosa é uma tentativa de boicotar o esforço da Secretaria de Meio Ambiente de trazer a sociedade organizada e órgãos ambientais para a mesa de discussão, fazendo da gestão ambiental um processo participativo. Ele estima que se não houver chuva forte até o final da tarde de amanhã o nível da lagoa terá baixado significativamente.

A Secretaria de Meio Ambiente alerta os freqüentadores da Praia das Pedrinhas para que evitem se aproximar do canal, pois o solo está muito remexido e com diversos buracos, apresentando riscos de acidentes graves. “Se alguém cair próximo ao canal pode ser tragado com a vazão da água para dentro da manilha”, avisa o biólogo. Ele adianta que a secretaria Municipal de Obras se comprometeu em instalar uma comporta, de imediato, para fazer o controle perfeito do canal e evitar novas aberturas de barra.