O Projeto Lagomar caminha bem. Hoje, 60% das obras da primeira fase já estão concluídas. O bairro - com cerca de 30 mil pessoas - recebe infra-estrutura com construção das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto e pavimentação. As ruas, onde barro e lama eram constantes, em época de chuva, e poeira presente na estiagem, apresentam um novo visual. Algumas, asfaltadas. Outras, para ajudarem na drenagem do bairro, recebem paralelepípedos.
A prefeitura, através da secretaria executiva de Obras (Semob), prossegue as obras na W5 e na W8. Na W5, uma das ruas mais importantes do bairro, onde se concentram vários pontos comerciais, num dos trechos (até a W16) estão prontas as redes de drenagem e a pavimentação. Como a rua é extensa, com cinco quilômetros, foi iniciada a construção das redes de águas pluviais e o preparo para a pavimentação no restante. Isso também ocorre na W8.
Outra rua com obras concluídas é a W12 que está pavimentada com paralelepípedos. Na W14, a pavimentação já começou, mas não foi concluída porque há uma casa construída com parte no leito da rua. A situação foi discutida entre o proprietário e a Semob para solucionar o problema.
Atualmente, o Lagomar conta com 11 quilômetros e 27 metros de rede de drenagem de águas pluviais e nove quilômetros e 386 metros de rede de esgoto. A pavimentação em paralelo foi feita em 32.786 metros quadrados de ruas e a pavimentação asfáltica atinge 58.363 metros quadrados de ruas.
Segundo informa o engenheiro Ricardo Louzada, responsável pelo acompanhamento das obras no bairro, a largura das ruas varia de cinco a dez metros, com largura média de sete metros. “Isso porque quando as obras começaram as ruas já estavam traçadas e com residências”, explica.
As ruas já pavimentadas e com redes de drenagem são: W1, pronta até a Avenida Quissamã; W10; W12; W14; W16; W18; W20; W22 e W24. Também estão prontos os dois lados da pista da Avenida Quissamã, a Quissamã1 e a Quissamã2 que é a mais larga do bairro, com duas pistas divididas por um canteiro de 20 metros, onde serão construídas áreas de lazer.
O engenheiro Ricardo explica que a divisa para as obras é a W5. Todas as ruas que terminam nesta, do começo do bairro, já estão prontas. Desta rua até a orla só estão prontas a W12 e a W9, já com redes de drenagem e pavimentação.
Maior parte do bairro não tem rede de água
Em algumas ruas do Lagomar já está instalada a rede geral de água, pela Cedae. Nessas ruas, a prefeitura leva a rede para cada residência, realizando um trabalho que é do órgão estadual. Em grande parte do bairro não existe rede geral de água e as ruas, já concluídas, terão que ser abertas para instalação das redes. Quando as ações no Lagomar foram iniciadas, a prefeitura comunicou à Cedae e a Ceg as ações, solicitando que as redes de água e gás fossem instaladas, para evitar novos transtornos aos moradores, mas não houve respostas.
Segundo informa o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, após a conclusão da primeira etapa das obras no Lagomar, vai começar a segunda fase, com conclusão da pavimentação e redes nas travessas e becos, mais a urbanização e construção de áreas de lazer. Ele informa, ainda, que o prefeito Riverton Mussi solicitou que a Semob elabore um projeto para construção da Avenida Beira Mar, ligando o Lagomar à Fronteira.