logo

Lançamento de livro no museu abordará psicanálise e arte

19/06/2023 10:24:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé receberá o psicanalista fundador e diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro e Doutor em Comunicação e Cultura, Marco Antônio Coutinho Jorge, para lançamento de seu mais recente livro. O evento será realizado no próximo dia 30, às 19h30, com entrada franca.

O livro ‘Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan - O laboratório do analista’ é o quarto volume da série. O professor é associado ao Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pró-cientista da UERJ, membro da Associação de Psicanálise Insistance (Paris/Bruxelas), membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris), membro da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Segundo ele, o livro ‘Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan - O laboratório do analista’ complementa temas pouco aprofundados nos anteriores e vai além. “Tem o mérito de fornecer a luz mais intensa com a qual passei a conceber a posição do analista em sua prática: entre ciência e arte”, explica.


“O capítulo inicial do livro abre a porta do laboratório do analista, explorando a relação íntima e profunda que Freud, muito cedo, estabeleceu com a exuberante criatividade de Leonardo da Vinci, para ver nela o paradigma inconsciente que destilará cada vez mais a condição terceira – entre ciência e arte – que é própria à psicanálise”, completa.

 

Corpo Freudiano Núcleo Macaé

Autor de diversas obras e artigos publicados no Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, França, Itália e México, Marco Antônio Coutinho Jorge é convidado do Corpo Freudiano Núcleo Macaé com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O Núcleo Macaé foi fundado em abril de 2007 pela psicanalista Vera Fragoso, especialista em Psicanálise e em Psicologia Educacional. Atualmente ela é dirigente da instituição, juntamente com a também psicanalista Ligia Haeitmann (vice).

Seis meses antes da fundação do Núcleo Macaé - lugar de transmissão da teoria psicanalítica de Freud a Lacan - Marco Antônio ministrou uma palestra e lançou um livro na cidade. “Ele sempre esteve conosco, desde 2006 até 2022, propiciando conferências sobre temas pertinentes à teoria da psicanálise e em lançamento de suas obras. A nossa proposta é proporcionar à sociedade macaense mais um evento de cultura voltado para os interesses de formação e para informar sobre a importância da teoria da psicanálise. Arte e cultura envolvem nossa humanidade, ajudam a criar o caráter e o clima da cidade em que vivemos; são fontes de conexão”, salienta Vera Fragoso.