logo

Lei que institui o Macaé Tecnópole é aprovada pelo Legislativo

13/12/2012 17:41:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Maurício Porão

Macaé passa agora a ter uma política pública voltada para a pesquisa científica, inovação e tecnologia. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Lei que institui o “Programa Macaé Tecnópole – Cidade Inteligente” na última terça-feira (11). O projeto contempla a instalação de um Centro de Referência em inovação para operações sustentáveis, criação de uma estrutura de incubadora e parque industrial. O anúncio foi feito pelo subsecretário de Indústria e Comércio e coordenador do grupo de governança do Macaé Tecnópole, Edmilson Gonçalves, durante a reunião do fórum geral realizada na quarta-feira (13), no Senai.

Durante o encontro foi assinado o protocolo de intenção do Macaé Tecnópole por representantes do governo municipal, universidades e entidades de classe. Também foram apresentadas as ações dos grupos de trabalho, o andamento do Plano Diretor e da empresa GE OIL & GÁS.

- O município hoje tem uma política pública no que tange à tecnologia e inovação para a sociedade. Isso mostra que Macaé está estruturada, tem um programa e essas ações vão contribuir para o crescimento e o desenvolvimento do município – comemorou Edmilson Gonçalves.

A reunião contou com a participação de representantes de instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FemaSS), Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG) e Faculdade Salesiana. E de instituições como Sebrae-RJ, Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Rede Petro-Bacia de Campos, Sistema Firjan, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Bellatrix Network, Agenda 21/CBH Macaé e Rio das Ostras, entre outras.

Pelo governo municipal participaram representantes da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Indústria e Comércio, Instituto Macaé de Metrologia (IMMT) e Ouvidoria Geral.
- Hoje é um dia importante que ratifica todas as reuniões que tivemos. Estou feliz pelo governo estar deixando este legado – explicou o diretor presidente do IMMT, Henrique Carvalho.

O diretor de Desenvolvimento e Pesquisa da GE, Farley Vilaça, apresentou a empresa, que possui experiência como instituição de pesquisa privada. A GE foi fundada há 130 anos e está presente em 150 países. “O foco hoje da empresa é voltado para a matriz energética. O quinto Centro de Pesquisa da GE será instalado no Brasil (Rio de Janeiro) mas já temos 84 pesquisadores trabalhando em diversos projetos no Fundão até o prédio ficar pronto”, explicou Vilaça. Os outros Centros de Pesquisa estão nos Estado Unidos, Alemanha, Índia e China.

A próxima reunião do Macaé Tecnópole será realizada na última quarta-feira do mês de janeiro (dia 30). E com os consultores do Sebrae-RJ, no dia 25 do mesmo mês.


Fotos Relacionadas