Foto: Arte
Evento será nesta quinta, às 18h, na plataforma YouTube
Os encontros virtuais fazem parte do livro “Macaé Cidade do Conhecimento uma Década para Não Ser Esquecida” e reunirá, hoje, representantes de universidades do município. Um dos convidados é o secretário adjunto de Ensino Superior, Carlos José (Casé), que destacará aos participantes o processo de construção, ampliação e consolidação do ensino superior em Macaé. Com uma vida de quase 30 anos dedicados à Educação em Macaé e a maior parte no ensino superior, Casé promoverá um bate-papo importante com os participantes da live que poderão fazer perguntas e trocar suas experiências.
“São quase 30 anos dessa história na minha vida. A partir daí falarei dessa construção do ensino superior por parte do município”, adiantou o secretário.
Um dos destaques no encontro será a Cidade Universitária que tem cerca de 5.500 estudantes matriculados em 18 cursos de graduação e mais oito de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado, a partir de convênio com a prefeitura, mantenedora da Cidade Universitária. O campus abriga, no mesmo espaço, três instituições de Ensino Superior (FeMASS, UFF e UFRJ) de forma harmônica, em prédios distintos dentro do polo, e oferecendo ensino superior gratuito.
Elas funcionam no município em convênio com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação. O polo universitário conta com quatro anexos – o último, Bloco D, foi entregue à UFF este ano. A FeMASS funciona no Bloco A e a UFRJ nos B e C. Tem ainda o prédio administrativo onde é a sede da Secretaria de Ensino Superior.
Os eventos acontecem de forma remota devido ao protocolo de distanciamento social como prevenção neste momento de pandemia do coronavírus. A cada semana duas lives – sempre às terças e quintas – retratam artigos do livro disponível online no portal da prefeitura.
O livro reúne artigos que se basearam em pesquisas bibliográficas e documentais, memórias coletivas e individuais, arquivos da Secretaria de Educação e de outros órgãos da prefeitura. Foi elaborado pela Secretaria de Educação de forma que os leitores tenham acesso aos marcos que consolidaram Macaé como a Cidade do Saber e do Conhecimento, neste período de integração e democratização da rede pública municipal de ensino.