logo

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti será feito na próxima semana

05/05/2023 11:15:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O trabalho visa a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana.

O segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana) de 2023 terá início na próxima segunda-feira (8). Esta metodologia permite o conhecimento, de forma rápida por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana.

Na próxima semana (entre os dias 8 e 12), as equipes da Cevas se dedicarão à coleta destes dados para a Secretaria de Estado, em bairros sorteados, conforme determina o sistema. Este trabalho ocorre em ciclos de 40 dias úteis durante todo o ano.


“O LIRAa é uma importante fonte de informação para a mobilização social, uma vez que busca conscientizar a população para os problemas identificados na sua região, a fim de prevenção das doenças transmitidas por este vetor. Os resultados obtidos permitem à população conhecer quais os tipos de depósitos que representam maior probabilidade de servirem como criadouros para o mosquito”, enfatiza o coordenador especial de Vigilância Ambiental em Saúde, Flávio Muniz.



O último levantamento, realizado em janeiro, teve o resultado satisfatório de 0,7 (regular). Se o índice atinge até 0,9, indica que a incidência do mosquito está sob controle. A partir do índice 1, o município entraria em alerta.

A coleta acontecerá, nesta ordem, nas seguintes localidades estratificadas: Lagomar I e Lagomar II; Ajuda e Imburo; São José do Barreto e Parque Aeroporto II; Aeroporto I; Barra de Macaé I; Barra de Macaé II; Botafogo e Virgem Santa; Aroeira, Miramar e Horto. Também serão verificados: o Centro de Macaé, Cajueiro e Imbetiba; Visconde de Araújo e Praia Campista; Riviera e Bairro da Glória; Imboassica, lagoa, Praia dos Cavaleiros, Granja dos Cavaleiros, Vale Encantados e Vale das Palmeira. Um total de 13 estratos.

De acordo com dados da Cevas, cerca de 80% dos focos de larvas estão dentro das residências. Portanto, é importante que a população receba os agentes da Vigilância Ambiental, que dão instruções; detectam, coletam e eliminam focos com larvicida.

As metas das normativas do Ministério Saúde para controle de doenças transmitidas por mosquitos vetores estão sendo atingidas pela Prefeitura. O percentual de cerca de 80% das residências visitadas é alcançado, em cumprimento ao Plano Nacional de Combate à Dengue (PNCD).

Os calendários do Cevas e outras informações sobre ações, como as da Comissão de Educação Instrução em Saúde (Ceis), que atua nas escolas, estão disponíveis na página do Instagram @cevasmacae.