A prefeitura de Macaé estará realizando no dia 5 de maio a abertura dos envelopes para a escolha das empresas que vão fazer a operação das linhas de ônibus em todo o município. Com a licitação, a prefeitura estará consolidando o Plano Integrado de Transporte, que prevê a reformulação de todo o sistema de transporte urbano em Macaé e, ainda, a regulamentação dos serviços de táxi, fretamento e transporte escolar.
Como determina o edital de licitação, a concorrência será do tipo menor valor de tarifa ou da maior oferta e melhor técnica por lotes. A idéia da prefeitura é priorizar a qualidade do transporte urbano que é oferecido à população. As frotas deverão ter, no máximo, três anos de uso e, após um período de três anos de funcionamento das linhas, as empresas precisarão apresentar o certificado ISO 9002.
O processo de licitação está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Do processo, podem participar qualquer empresa de transporte coletivo. Serão licitadas oito linhas troncais, duas circulares, 10 alimentadoras e quatro para a região serrana. A concorrência pública vai permitir a adoção da tarifa única no município, beneficiando principalmente os passageiros do interior, onde o preço da passagem é considerado muito alto, ultrapassando para alguns locais da região serrana R$5,00.
Com a adoção do Plano Integrado de Transportes, inspirado no modelo de Curitiba e de outras cidades brasileiras, o passageiro, ao entrar num dos terminais só desembolsará uma passagem, que hoje é de R$1,20, desde que não saia do terminal.