A Liga Macaense de Basquete estréia no Campeonato Nacional, organizado pela Nossa Liga, na próxima quinta–feira (03), às 20h, no Ginásio Maurício Bittencourt, contra o Telemar, equipe comandada pelo técnico Miguel Ângelo da Luz e tem o ex-jogador Oscar como presidente.
O último confronto entre as duas equipes aconteceu na última quarta (02), em Macaé, no Ginásio Maurício Bittencourt, e melhor para o Telemar, que venceu por 91 a 44. Os destaques da partida foram Ratto e Alexandre, com 15 pontos cada, sendo que o segundo ainda pegou 6 rebotes.
O técnico de Macaé, Miguel Palmier, comentou o jogo:
- Nós fizemos o que foi proposto na parte defensiva, tanto que conseguimos baixar a pontuação do Telemar, que no outro jogo passou dos 100 pontos, e também conseguimos diminuir o poder ofensivo do Ratto, que tem uma média de 25 a 30 pontos por partida e fez apenas 15 hoje. Mas o nosso ataque não funcionou, só conseguimos fazer 44 pontos. Para amanhã pretendo manter essa mesma estratégia de defesa, para diminuir a diferença e melhorar na parte ofensiva, marcando mais pontos.
Saiba um pouco mais sobre o novo Campeonato Nacional:
Forma de disputa:
Divididas em duas conferências (Sul e Norte), O formato de disputa do campeonato 2005/ 2006 da NLB mescla o sistema da NBA com um modelo já adotado no campeonato italiano.
Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das próprias conferências em turno e returno. Na segunda fase, as equipes classificadas formam quatro grupos e a disputa acontece dentro de cada grupo.
Os oito melhores da segunda fase já estarão nos playoffs, enquanto uma repescagem (Torneio de Verão) dará a oportunidade de mais quatro equipes se classificar para a fase final. O objetivo é que cada equipe jogue pelo menos 20 vezes no campeonato, motivando os jogadores.
Estarão em disputa cinco troféus: o de campeão de cada conferência, o de campeão da repescagem (torneio de verão), o da Copa NLB e o de campeão da Nossa Liga de Basquetebol 2005/2006. Os direitos imostos por lei serão todos respeitados e a democracia permitirá que os clubes decidam seus destinos.
Conferência norte:
Paysandu
CBT Teresinense
Saldanha da Gama
CETAF
Winner/Limeira
Rio de Janeiro/Telemar
Macaé Liga Macaense
Casa Branca
São José Rio Preto
Conferência sul:
Corinthians RS
Ulbra/Mogi
Maringá
Keltek/S. J. dos Pinhais
Araraquara/Uniara
Hebraica
Guarujá
Santa Maria/São Caetano
S. Joanense
Diferenciais e benefícios:
- Clubes jogam uma temporada mais longa
- Campeonato efetivamente nacional: 7 estados e 17 municípios.
- Mais competitividade e oportunidades iguais para todas equipes durante toda Liga.
- Mais motivação para os clubes e jogadores.
- Diferentes disputas de títulos na mesma competição: Campeão de cada Conferência, Torneio de Verão, Copa NLB e Grande Campeão da Nossa Liga.
- Mais retorno de visibilidade para equipes e patrocinadores.
- Estados que jamais tiveram chance, poderão agora participar de um campeonato nacional, a NLB