A secretaria municipal de Serviços Públicos (Semusp) iniciou nesta quinta-feira (dia 28) a limpeza do canal Macaé-Campos. Duas máquinas estão executando o serviço de retirada da vegetação, que se tornou um impedimento do fluxo das águas favorecendo, conseqüentemente, a proliferação de mosquitos. O tempo estimado para a conclusão do trabalho é de quatro meses.
A limpeza começou a ser feita em dois pontos do canal Macaé-Campos. Uma das máquinas está operando na ponte de acesso ao Parque Aeroporto e outra está sendo utilizada no trecho do canal que corta o bairro Vila Badejo. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos, ao todo serão limpos onze quilômetros de extensão.
A retirada das plantas (aguapés e taboas) e do lixo que se acumulou na barreira natural formada pela vegetação, terá o acompanhamento do corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Todo o material retirado será levado em dois caminhões para o aterro sanitário. O mesmo procedimento será adotado nos canais do Capote e do Novo Cavaleiros.
Em paralelo à limpeza emergencial, a Secretaria Municipal de Obras está realizando o levantamento topográfico dos canais. Segundo o subscretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, os dados topográficos vão servir de base à elaboração do planejamento periódico de limpeza.