A Formação Continuada é um evento quinzenal desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de palestras e capacitação dedicadas a professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais que lidam com o processo educacional. Na manhã desta quarta-feira (29), o auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF/Macaé) recebeu a mestre e doutora em Letras/Linguística, Cecília Aldigueri Goulart, que veio debater sobre Linguagem na Perspectiva Discursiva.
Com importante contribuição acadêmica na área de Linguística, Cecília Goulart mergulha no conceito de letramento, no contexto de outras dimensões do processo de alfabetização que estavam no cenário do ensino escolar inicial da leitura e da escrita, e que permanecem neste panorama, tanto dos estudos quanto das práticas de trabalho com a linguagem na escola, em amplo sentido. Um mergulho aprofundado na teoria da enunciação de Bakhtin, refletindo a perspectiva de uma concepção de linguagem historicamente situada, culturalmente marcada, "uma linguagem viva".
Goulart observa: "O conceito de letramento visa destacar a dimensão social para além da dimensão linguística. Entretanto, a dimensão social que o conceito de letramento recobre é justamente aquela relacionada ao que havia sido reconhecido como 'deficiência' em estudos", explicou. Em sua pesquisa acadêmica, a autora enfatiza a dimensão política das desigualdades sociais, e critica a escola pública que, segundo ela, "apesar de ser criada para todos, não é de todos, existem dificuldades que precisariam ser compensadas", considerou.
O conceito de letramento, estabelecido ao final do século XX, de certa forma dicotimiza o processo de ensino-aprendizagem da escrita, deixando sobressair as diferenças de conhecimentos que grupos sociais populares levam para a escola, como insuficiências que acarretam em dificuldades. "Um conceito potente na histórica proposta de Paulo Freire, quando sinaliza que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, o processo de alfabetização é entendido filosoficamente como ato político e prática de liberdade. A valorização da leitura do mundo fortalece a valorização do conhecimento de mundo de toda e qualquer pessoa", enfatiza Goulart.
Os conteúdos das palestras e capacitação são gerados de acordo com levantamentos que apontam as necessidades teóricas para que, futuramente, venham ser aplicadas na prática em salas de aula. A pesquisa é coordenada por um grupo de 50 orientadores da Secretaria Municipal de Educação, atuantes nas unidades escolares de ensino fundamental e médio. A palestra trouxe seu conhecimento para, em roda de conversa, esclarecer as dúvidas que os educadores de alfabetização e ensino médio tiverem a respeito da respectiva temática sobre linguagem na perspectiva discursiva.
Palestrante/Roda de conversa
Cecilia Maria Aldigueri Goulart - Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (1992-2022) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (1998-2022). Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas (desde 2002). Foi Coordenadora eleita do Programa de Pós-graduação (2002-2004); e como decana foi Coordenadora Pró-tempore do mesmo Programa de PG (maio 2022 a agosto 2022); foi coordenadora do programa de extensão denominado PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2002-2014). Foi coordenadora do GT Alfabetização, leitura e escrita, da ANPEd, durante um biênio (1998-1999). Integrou o CA-Educação da CAPES (2006 e 2007). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf (2012-2014), da qual é sócia fundadora. Trabalha nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: alfabetização; ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase no trabalho com o discurso na escola; práticas escolares/ práticas discursivas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Aposentou-se em outubro de 2022, a pedido. Dá continuidade à atuação como pesquisadora como colaboradora no PROALE.
Mediação
CFCG - Centro de Formação Professora Carolina Garcia
Profa. Ma. Maria Inês Barreto Netto
Mestra em Educação (2003) e Pós-Graduação Lato Sensu (1995), ambos pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1982). Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Macaé, atuando no Centro de Formação Professora Carolina Garcia - CFCG. Integra os grupos de pesquisa: Gpdoc/CFCG e CDC/UFF. Trabalhou no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação nas seguintes IES: Faculdade Atual da Amazônia, Faculdades Integradas Maria Thereza e Unipli. Trabalhou na educação básica em escolas municipais e estaduais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Educação Infantil e Estudos da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, pensamento e linguagem, currículo e educação infantil, formação de professores e educação em ciências.