Com o tema "Que tons e sons cabem no meu mundo pela paz?", o Literarte-2023 segue nas escolas da rede municipal de ensino envolvendo alunos e visitantes da programação, que faz parte do calendário letivo. O Literarte é uma programação interdisciplinar especial, que tem como proposta revelar potencialidades, aguçar a criatividade e habilidades dos alunos, contribuindo assim com o desenvolvimento das habilidades.
Nesta quarta-feira (26), o projeto continuou na Escola Municipal de Educação Infantil Christos Jean Kousoulas (na Nova Holanda). Com 443 alunos, a unidade escolheu o tema "O respeito ao outro reflete na Cultura pela Paz" para trabalhar junto às turmas assuntos como igualdade, respeito, aceitação e identidade. Os alunos Guilherme Zani dos Santos e Letícia Nogueira, ambos de cinco anos, aprovaram. "Gostamos de tudo", contaram, acompanhados pela professora Cristiane Boeira.
Já a pequena Laura Magalhães, de cinco anos, contou que aprendeu muito no Literarte. "Cada um tem um jeito, um cabelo, uma beleza, e temos que respeitar", falou, acompanhada da professora Cristiane Pontes, que abordou a leitura de "Cachinhos, conchas, flores e ninhos".
De acordo com as diretoras Rosane Botelho (geral) e Vanessa da Hora (adjunta), a temática foi escolhida em consonância com o cenário atual, que reforça a necessidade constante de reafirmar os valores. "Pensamos em unir as ideias desenvolvidas a partir do tema central destacado pela Secretaria de Educação e tratar questões relevantes, sempre respeitando as interações, brincadeiras e faixa de idade dos alunos", pontuaram.
Os estudantes têm oportunidade de participar de atividades diversas. Nesta quarta foi a vez de contar as histórias "Cabritos e Cabritões", "Menina Bonita do Laço de Fita" e "Eu sou mais forte", apresentadas pela contadora Marina Estanislau. E, também, apresentação em barracas montadas no pátio dos trabalhos organizados pelos alunos, como dobraduras, pinturas, recortes, autorretrato.
A professora orientadora Cristina Petrucci Dias pontuou que, nesta quinta-feira (27), os pais e responsáveis terão oportunidade de conhecer os trabalhos apresentados nas barracas. Haverá, ainda, o desfile do "Cabelo maluco". "O nosso Literarte tem muitas histórias, músicas, e experiências culturais trazidas e compartilhadas com as crianças. O tema que o Literarte traz é muito sugestivo e nos convida a uma reflexão sobre o respeito e empatia que devemos cultivar nas nossas relações interpessoais e com o nosso ambiente. Todos os trabalhos são produzidos pelos alunos da rede municipal, com orientação de professores e integrantes da equipe pedagógica", detalhou.