logo

Literarte comemora centenário de Jorge Amado nesta quinta

18/04/2012 14:35:00 - Jornalista: Secretaria Municipal de Comunicação

A Semana do Livro será celebrada em Macaé com mais uma edição do projeto Literarte. A programação que vai acontecer nesta quinta-feira (19), das 8h às 17h, na Praça Veríssimo de Mello terá como tema principal “Os cem anos de Jorge Amado”. O público e os participantes da feira terão a oportunidade de saber mais a respeito da vida e obra de um dos escritores mais consagrados do país.

Cerca de 200 alunos de 19 escolas municipais devem fazer parte do Literarte. A programação desenvolvida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, visa envolver alunos, professores e profissionais das unidades escolares em atividades voltadas para manifestações cultura voltadas para o escritor baiano.

Idealizado no ano de 2006, o Literarte foi ampliado em 2009. A intenção do evento é fomentar e incentivar a leitura, escrita e estimular a valorização do saber através das manifestações culturais.

A partir da programação , professores e equipes pedagógicas das escolas municipais trabalharam com pesquisas, estudos dirigidos e ensaios nas salas de aula e auditórios. Cada escola terá de cinco a quinze minutos para apresentar peças teatrais, danças, mixagens e musicais.

Além de apresentações, o público poderá apreciar exposições e releituras de textos de Jorge Amado nos estandes das unidades escolares. Entre as releituras estarão textos como “ Suor”, A bola e o goleiro”, “ A Bahia de Jorge Amado” e “ Capitães de Areia”.

Na lista de releitura também está “O gato malhado e a andorinha sinhá”, que será marcado pela apresentação de balé de 40 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Leda Maria Lêdo Esteves. A participação dos alunos desta unidade no projeto contou com a integração de pais e funcionários da escola.

O projeto Literarte será um intercâmbio entre escolas municipais da área central e Serra. São elas as unidades municipais Arléia Carvalho, Caetano Dias, Zelita Rocha, Joffre Frossard, Professor Samuel Brust, Polivalente Anísio Teixeira, Ivete Santana Drummond de Aguiar e Interagir.

Já no turno da tarde o projeto terá as apresentações das escolas municipais Claúdio Moacyr de Azevedo, Fazenda Santa Maria, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Eraldo Mussi, Neuza Goulart Brizola, Imboassica, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Coquinho, Engenho da Praia e Interagir.

Para a diretora adjunta do Colégio Municipal Interagir, Danielle Vieira, o Literarte é essencial para a valorização da literatura na sala de aula e interação dos alunos. “Vamos contar com a participação dos estudantes dos 3º, 4º e 5º anos. Todos os anos fazendo questão de inscrever a unidade neste projeto, que movimenta toda a escola”, observa.

Já a subsecretária de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, afirma que o Literarte promete ser um sucesso. “ Este dia será marcado por talentos, alunos criativos e exposições de trabalhos nos estandes e palco montado, que serão atrações de visitantes da praça, pais e profissionais da Educação”, explica.

Jorge Amado é um dos um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros todos os tempos. Ele é é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres.

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho. Já em 1994, o escritor teve seu trabalho reconhecido com o Prêmio Camões.

Índio- A data em que vai acontecer o projeto Literarte é marcada pela comemoração ao Índio (19 de abril). Todavia, subsecretária Cláudia Márcia Alves lembra que a programação voltada para destacar a trajetória do índio será realizada entre os dias 2 a 4 de maio, na Praça Veríssimo de Mello. Na ocasião haverá palestras, oficinas de vivências e apresentações culturais, culinária, artesanato e danças típicas.

- A Secretaria de Educação está concluindo os últimos detalhes do projeto com ênfase à Lei 11.645, de 11 de março de 2008, cuja pasta segue no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, finaliza Cláudia.