O encontro virtual é gratuito via o canal Youtube, nesta quinta-feira (22), às 18h
Para quem gosta de história e de conhecer o município e a região em que vive, a terceira live do livro "Macaé Cidade do Conhecimento – uma década para não ser esquecida" é a oportunidade desse encontro do saber e conhecer. O encontro virtual, seguindo protocolo de distanciamento devido à pandemia do coronavírus, é gratuito, aberto a todas as pessoas, via o canal Youtube Leituras em Família, nesta quinta-feira (22), às 18h.
Este terceiro tema será “Sobre Realidades e Desejos: a Gestão Democrática na Educação Infantil”. Serão realizadas 10 lives retratando, a cada semana, um capítulo do livro também disponível online no Portal da prefeitura www.macae.rj.gov.br. A primeira live foi o lançamento do livro e a segunda debateu "Ações de Democratização e de Gestão de Pessoas da Rede Municipal de Ensino de Macaé".
O livro reúne artigos que se basearam em pesquisas bibliográficas e documentais, memórias coletivas e individuais, arquivos da Secretaria de Educação e de outros órgãos da prefeitura. A rede pública municipal de ensino de Macaé tem 106 escolas; 42 mil alunos matriculados da educação básica ao Ensino Médio; oferece, ainda, Pré-Vestibular Social e Colégio de Aplicação (CAp) com preparação para o Enem; Laboratório e Museu de Matemática; Robótica; Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) com cursos de geração de renda; e a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Tudo gratuito para todos.
Além disso, 5.500 estudantes estão matriculados em 18 cursos de graduação e mais oito de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado, a partir de convênio com a prefeitura, mantenedora da Cidade Universitária, que tem, no mesmo espaço, três Instituições de Ensino Superior (FeMASS, UFF e UFRJ) de forma harmônica e oferecendo ensino superior de qualidade e também gratuito.
O livro virtual foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de forma que os leitores tenham acesso aos marcos que consolidaram Macaé como a Cidade do Saber e do Conhecimento, neste período de integração e democratização da rede pública municipal de ensino.