Foto: Moisés Bruno
As lives fazem parte do projeto "Ouvidoria ao vivo"
A Ouvidoria Geral do Município promoveu, na tarde desta quarta-feira (3), a primeira live do projeto "Ouvidoria ao vivo". O tema abordado foi: "As Ouvidorias e o processo de vacinação contra Covid-19: contribuições possíveis", com a participação da presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, Maria Inês Fornazaro. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Macaé.
A live foi mediada pelo Ouvidor Alex Xavier, que trouxe reflexões sobre a importância do trabalho do órgão, principalmente no cenário de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Maria Inês Fornazaro informou que a instituição existe há 25 anos e tem como objetivo principal fortalecer e aprimorar as ouvidorias do país.
"Mesmo durante a pandemia, procuramos realizar congressos, lives, e outros encontros de forma remota para a troca de experiências", pontuou. Uma das questões abordadas foi o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação da Maria Inês foi positiva, comparando a outros países que não possuem esse sistema.
Outro assunto abordado foi sobre as Ouvidorias Setoriais, como forma de atender as demandas da população de uma forma mais eficiente. Alex Xavier deu como exemplo a Ouvidoria da Educação, que tem apresentado bons resultados. Ele ressaltou ainda que a Ouvidoria é um instrumento de planejamento de Políticas Públicas.
Ouvidoria tem papel educativo
Maria Inês ressaltou que o papel da Ouvidoria é pedagógico, educativo e preventivo. "Não temos como fiscalizar, mas a população é fundamental nesse processo", afirmou.
A Ouvidora Geral do Município, Denize Neto, destacou a importância da iniciativa. "A população é informada de como funcionamos e como podemos ajudá-la", enfatizou.
Temas das próximas lives: "As recomendações internacionais de implantação fortalecimento das Ouvidorias"; "A Lei Geral de Proteção de Dados e o papel da Ouvidoria"; "O que pode a Ouvidoria dos municípios aprender com a Portaria n° 1.181/2020?" e "A experiência da Ouvidoria da Saúde ligada ao Conselho Municipal de Saúde".