Livro infantil 'Duas Marias' é lançado em Macaé

11/10/2016 18:16:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rogério Peccioli

Prefeitura apoia iniciativas literárias contemporâneas

O lançamento do livro infantil "Duas Marias", escrito por Mariúcha Correa da Silva e ilustrado por sua filha, Cecília Silva Chaves (9), reuniu dezenas de pessoas na tarde desta terça-feira (11), no pátio do Solar dos Mellos. A presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Tânia Jardim, elogiou a obra.

- Mariúcha é um poema, uma literatura agradável que atrai o olhar de crianças e adultos. Seu livro é um presente especial neste dia 12 de outubro (Dia das Crianças). Ela está acompanhada por sua filha (Cecília) e isso é algo muito enriquecedor - conta Tânia.

Quem também marcou presença no evento foi o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da FMC, professor Ricardo Meirelles. Ele disse que Mariúcha é uma escritora macaense, que tem uma bagagem significativa, além de trabalhar envolvendo cultura e educação, motivando o público infantil.

O público-alvo do livro "Duas Marias" - que tem 19 páginas e aborda as diferenças entre duas irmãs - é constituído por crianças de até dez anos. "Minha ideia baseou-se em mostrar que ninguém é igual a ninguém", pontua Mariúcha.

Já Cecília diz que seus desenhos se inspiraram em duas colegas que são irmãs. Cecília também recebeu convite da escritora Ana Paula Lima Matos para ilustrar o livro infantil "O Casamento da Rata com o Tatu-Bola".

A escritora

Mariúcha é escritora, atriz, poetiza, estudante de História e, nas horas vagas, pintora. "A arte e a cultura já fazem parte de nossas vidas, da nossa família", justifica. Em 2013 lançou o livro infantil "Joanie: a joaninha", no qual Cecília atuou escrevendo.

- Em 2014, participei e fui aprovada em edital da Fundação da Biblioteca Nacional para Jovens escritores, fato que propiciou a edição do livro 'Minha Reza Infame', pelo selo off flip. Este livro é bilíngue (português e espanhol) e refere-e a poemas para adultos - explica Mariúcha.

Ela participa do coro das Cigarras de Macaé - grupo de poetizas que se reúne mensalmente há mais de 20 anos, em que após o tradicional chá das 17h, promove troca de experiências de vida, com declamação de poemas pelas participantes. Nos últimos meses de agosto e setembro de 2016, Mariúcha atuou como atriz e cantora na peça "Não Deixe o Samba Morrer", que consistiu em quatro apresentações no Teatro Municipal de Macaé. "Isso foi em comemoração ao centenário do samba", comenta.

Já Cecília gosta muito de leituras. Encantou-se com os livros "O Pequeno Príncipe" e "Pollyanna Moça". "Gosto dos livros infantis de Eva Furnari", conta, acrescentando que estuda o quarto ano no Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo). O Solar dos Mellos está vinculado à Fundação Macaé de Cultura. O livro infantil "As Duas Marias" tem o valor de R$ 22,00.