O guia prático orienta como tornar acessível espaços culturais e educacionais
A Mestra em Comunicação Acessível pelo Instituto Politécnico de Leiria-Portugal, Dilma Negreiros, irá lançar, na próxima sexta-feira (28), às 19h, o seu livro ‘Acesse e Use’, um guia em linguagem simples para o desenvolvimento de práticas culturais de acessibilidade. O projeto recebeu o prêmio Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.
O evento vai acontecer no Núcleo Cultural Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CiemH2), criado há 17 anos, do qual a autora é um dos fundadores. Os jovens que passaram pela instituição já se apresentaram em diversos estados do Brasil e em muitos países, colecionando premiações.
Dilma, que já foi conselheira de Cultura de Macaé e Estadual, relata que nestes fóruns encontrou diversos gestores que desconheciam como lidar com as questões de acessibilidade. “O livro pretende ser o primeiro passo para que todas as pessoas possam usufruir do que a gente produz e gosta; como informação, música, fotografia, exposição, peça de teatro ou dança”, completa.
“O livro é resultado de minha tese de Mestrado, que fui fazer em Portugal, porque queria entender como as grandes instituições, como fundações e museus, pensaram os problemas de acessibilidade. Realizei a pesquisa em três museus do Brasil e um de Portugal. A partir dela, criei um guia em linguagem simples para que quem quiser possa iniciar um processo de acessibilidade em seu ambiente cultural ou educacional, especialmente”, conta a pesquisadora.