A prefeitura de Macaé dá mais um passo para a preservação da memoória do município. Numa parceria entre a Coordenadoria dos Direitos da Mulher e a secretaria municipal de Acervo e Patrimônio, o livro “Macaé, nossas mulheres, nossas histórias”, será lançado na próxima terça-feira, dia dois, às 19h, no Solar dos Mellos. Através de verbetes, estão registradas no livro a história de 167 mulheres que fizeram e fazem parte da vida do município.
“Nosso objetivo foi contar a história dessas mulheres, que, de alguma forma, contribuíram de maneira decisiva para o desenvolvimento e formação do município”, disse a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza. O projeto teve a participação ativa da sociedade macaense, que ajudou na pesquisa, iniciada há um ano e meio, fornecendo dados, informações, registros e documentos indispensáveis para a obra.
A pesquisa abrange quatro séculos de história. De acordo com os coordenadores da pesquisa, Vilcson Gavinho e Larissa Frossard, da Secretaria de Acervo e Patrimônio, o critério básico foi contemplar o maior número possível de figuras que representassem temas relevantes, entre eles Educação, Artes e Política. O livro também contém registros de fotos. “Organizamos os verbetes por ordem alfabética, lembrando apelidos, nomes e sobrenomes das mulheres retratadas”, disse Gavinho.