logo

Livros didáticos devem ser devolvidos até o dia 21

11/12/2009 14:42:56 - Jornalista: Joice Trindade

Termina no próximo dia 21 a Campanha de Devolução dos Livros Didáticos na rede municipal de ensino. O objetivo da ação, que integra o Programa Nacional do Livro Didático do Governo Federal, é reduzir gastos públicos com a perda desses materiais que é de 11,4% na região Sudeste. Os livros recolhidos serão reaproveitados no próximo ano letivo.

As devoluções são registradas no Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort). A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, frisou a importância dos profissionais da Educação recolherem os livros didáticos de seus alunos. “Cada livro tem durabilidade prevista de três anos, beneficiando três alunos nesse período. A exceção fica por conta do material para o 1º ano do Ensino Fundamental, que é utilizado apenas por um estudante”, explicou.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático em Macaé, Roze Mary Tomaz, cerca de 40 profissionais que fizeram parte do curso voltado para o Programa participaram no decorrer desta semana do encerramento das atividades, que abrangeu, entre outros assuntos, a necessidade de recolher os livros didáticos para reaproveitamento.

A campanha, lançada pelo Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), busca também conscientizar alunos, pais, professores e diretores da importância da boa conservação dos exemplares. Além de prejudicar estudantes, a má conservação dos livros e a falta de devolução ocasionam gastos para o governo Federal. Segundo levantamento feito pelo FNDE, as maiores perdas ocorrem na região Norte, onde 16,5% dos exemplares são perdidos a cada ano, seguida do Nordeste, com 14,9%, do Centro-Oeste (12,1%) e do Sudeste (11,4%).

A Secretaria de Educação entregou a 52 escolas da rede, tanto na área central, quanto rural, no decorrer do ano, 49.606 livros enviados pelo Governo Federal (FNDE). Deste total, 42.654 foram para o 1º ao 9º ano de escolaridade e 6.952 para o ensino Médio. O ensino Fundamental recebeu de Português, de Matemática, de Ciências, de Geografia e de História e o ensino Médio de Português, de Matemática, de Física, de Biologia, de Química e de História.