logo

Localidades da região serrana recebem "Mutirão em Saúde"

19/12/2014 15:29:00 - Jornalista: Assessoria de Comunicação Secretaria de Saúde

Na última quarta-feira (17), a equipe do programa de Agentes Comunitários de Saúde de Glicério, em parceria com a equipe de apoio institucional da Gerência de Atenção Básica, realizou o "Mutirão em Saúde" nas localidades de Crubixais, Moreti e Roncadeira, que pertencem ao distrito de Glicério. No local há 56 famílias acompanhadas pela equipe, e em função da distância, recebem a assistência em forma de mutirão mensalmente, onde são realizadas vacinas, avaliação odontológica, palestras, verificação de pressão arterial e glicemia. Pela proximidade do Natal a equipe promoveu uma festa para as crianças das escolas, com a distribuição de brindes e a presença do Papai Noel. Participaram os Agentes Comunitários de Glicério, as enfermeiras Maria das Graças Gonçalves Vieira e Elizabeth Ferolla, e o dentista José Carlos Crespo.

O PACS de Glicério é formado por seis agentes comunitários de saúde, uma enfermeira, um médico visitador e um fisioterapeuta e está ligado à Gerência de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, que, em conjunto com a Estratégia Saúde da Família, atua em todo o município tanto na área urbana como na região serrana, promovendo saúde e prevenindo as doenças, evitando o agravamento.

- A motivação pelo trabalho, aliado ao comprometimento desses profissionais, é o grande destaque dessa equipe vocacionada que não mede esforços para realizar as ações do Mutirão da Saúde em Crubixais. São ações de baixa complexidade, mas de grande impacto na saúde das pessoas -, afirmou Miriam Benjamin, gerente da atenção básica da Secretaria de Saúde.

As Equipes de Saúde da Família (ESF) são responsáveis pela saúde da população de uma área determinada, em Macaé, são constituídas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares serviços gerais. Além desses profissionais, há uma equipe de apoio matricial composta por nutricionista, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta e a supervisão técnica.

Em algumas equipes, em função da área física da unidade de saúde, também têm dentista e auxiliar de saúde bucal. As ESF trabalham com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção e vigilância da saúde da comunidade. O município tem uma cobertura de 90 mil pessoas em 33 Unidades de saúde.