Começa em Macaé na próxima terça-feira (13) a Logística Offshore – II Conferência Internacional de Logística Offshore e II Feira Internacional de Produtos, Serviços e Soluções para Logística Offshore. O evento será realizado até quinta-feira (15) no segundo maior centro de convenções do Estado do Rio, o Macaé Centro. Multinacionais da cadeia de suprimentos de petróleo e gás vão participar do evento, que vai integrar profissionais do setor com vistas ao desenvolvimento da logística .
O setor de logística offshore movimenta cerca de US$ 700 milhões por ano nas regiões Sul e Sudeste do país, onde se concentram os maiores produtos e serviços do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A feira é organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pela Fagga Eventos.
Para o secretário-executivo do IBP, Álvaro Teixeira, o setor de logística da indústria do petróleo e gás adquiriu papel relevante nesta atividade, a partir do desenvolvimento de novas técnicas de operação e gestão. “Esta relevância é ainda maior no Brasil, onde a produção offshore é responsável por quase 90% da produção nacional”, ressaltou Teixeira.
Dentro da programação da feira, acontece a Conferência Internacional, que deve reunir cerca de 400 profissionais da atividade econômica. Serão promovidos painéis e palestras para discutir a infra-estrutura tecnológica da indústria offshore, novos conceitos e tendências da logística aplicada às atividades offshore, além de perspectivas de crescimento, otimização de estoques, reposição de peças, excelência nas operações de transporte aéreo e marítimo, entre outros assuntos.
PROGRAMAÇÃO - A solenidade de abertura da feira será dia 13, ao meio-dia. A primeira palestra começa às 14 horas, com o tema “Planejamento Estratégico de Peças de Reposição”, ministrada pelo professor Peter Wanke, do Centro de Estudos em Logística (COPPEAD/UFRJ). Às 15 horas será discutido o tema “Cenários de Demanda por Capacidade na Logística Offshore: Estágio Atual e Perspectivas Futuras para o Sul-Sudeste”, com o palestrante Ricardo Araújo, gerente geral da Unidade de Serviços de Transporte e Armazenamento da Petrobras.
A partir das 16 horas, o primeiro painel do evento aborda “O Desenvolvimento de Mercado da Logística Offshore: Desafios e Oportunidades”, para discutir os impactos do cenário de crescimento das atividades de exploração de petróleo na perspectiva dos diversos atores envolvidos na disponibilização de recursos para a logística offshore, no sul e sudeste do país. O moderador do painel é o vice-diretor da COOPEAD/UFRJ, professor Kleber Figueiredo.
No segundo dia de evento, acontece às 14 horas a palestra “Fundamentos da Logística Offshore”, com o diretor do Centro de Estudos em Logística, Paulo Fleury. Em seguida, o case “Segmentação de Clientes em Serviços Logísticos”será apresentado pelo palestrante Pedro Serafim Filho, gerente de programação e contato com cliente da Petrobras.
“Experiência Internacional no Mar do Norte”é o case a ser apresentado em seguida, com o diretor da Brasco/Asco, Marcelo de Souza Nacif. Às 17 horas começa a discussão do próximo case, “Experiência Internacional no Golfo do México”, com o diretor da Alfanave Transportes Marítimos, Ricardo Chagas.
Na quinta-feira (15), último dia do evento, o tema “Programa de Excelência nas Operações de Transporte Aéreo e Marítimo” será ministrado a partir das 14 horas pelo gerente geral da Unidade de Serviços de Transporte e Armazenamento da Petrobras, Ricardo Albuquerque Araújo. Já às 15 horas será realizada a palestra “Benefícios Fiscais e Eficiência Logística”, com o palestrante Paulo Nazário, coordenador de projetos do Centro de Estudos em Logística.
O painel “Logística de Reposição de Bens pelo REPETRO”será o último da Logística Offshore e vai discutir a importância dos incentivos do REPETRO para a indústria de petróleo e seus fornecedores. O moderador é o secretário executivo do IBP, Álvaro Teixeira.