Loja de artesanato estimula produção local

21/05/2024 09:47:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Espaço funciona no prédio do Centro Macaé de Cultura, no Centro

Reinaugurada há cerca de 45 dias, a loja de artesanato situada no térreo do Centro Macaé de Cultura (localizado na avenida Rui Barbosa, 780, no Centro) é um espaço oferecido pela Prefeitura para os artesãos locais comercializarem seus produtos. São cerca de 30 cadastrados, que produzem peças como ímãs de geladeira, luminárias, camisas, bolsas, canecas, peças em crochê, ecobags, pano de prato, nécessaire e mosaico, entre outras.

A maioria dos produtos traz símbolos ou outras referências ao município.



"Artesanato as pessoas encontram em vários locais, mas o nosso diferencial é termos lembranças com motivos de Macaé. Aqui, aproximadamente 60% dos produtos são assim. E temos uma clientela vasta. Nossas peças já foram comercializadas para vários estados brasileiros e até para o exterior", disse a coordenadora da Loja, Ana de Souza.



O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou a importância do espaço para a valorização da cultura local.



“Esta loja não apenas fomenta a economia criativa, mas também fortalece a identidade cultural de Macaé. É um orgulho ver o talento dos nossos artesãos sendo reconhecido e apreciado tanto aqui quanto em outras regiões”, afirmou.



O local existe desde o ano de 2013, mas ficou fechado durante as obras de revitalização do Centro Macaé de Cultura. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. É possível fazer as encomendas de forma virtual, através do Instagram @lojadeartesanatodemacae. Outra opção é entrar em contato pelo telefone (22) 992-42-12-35.



"A loja é um espaço colaborativo, onde reunimos trabalhos de vários artesãos. Há artigos para presentes e decoração. A Prefeitura oferta a estrutura física para que os artesãos possam comercializar. Eles obedecem a uma escala de trabalho no local", explicou o coordenador de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura, Bruno Ribeiro.



Ele salientou, ainda, que para participar da loja é preciso ter cadastro na Secretaria Municipal de Cultura, respeitar as normas estabelecidas para o bom funcionamento e comercialização e, ainda, passar por um processo seletivo para a identificação de que o produto exposto é legitimamente artesanato.



"Em breve pretendemos retomar a feira na calçada, o que atrai muitas pessoas", afirmou Bruno. Outra loja, nos mesmos moldes, funciona na Rodoviária de Macaé.



Fotos Relacionadas