Último dia para inscrever projetos para Incubação

29/09/2015 18:37:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Não haverá prorrogação. Terminam, às 17h, desta quarta-feira (30), as inscrições para o Edital de Seleção de Empreendimentos para o Programa de Incubação de Empresas da Incubadora de Macaé. Elas estão sendo feitas na rua Alcides da Conceição, 159, no bairro Novo Cavaleiros. Todas as orientações e pré-requisitos, assim como critérios, taxas e documentação necessária ao processo de inscrição estão descritas no Edital disponível no portal da Prefeitura de Macaé.

- Municípios que contam com universidades públicas e por isso desenvolvem pesquisa, como Macaé, têm melhores condições de acompanhar o viés do mercado. Essas pesquisas podem trazer inovação, soluções e desenvolvimento. Assim a universidade influencia o mercado e vice-versa e essa troca é necessária e boa para toda a sociedade. Com este Edital de Inscrição e Seleção de Empreendimentos para a Incubadora cumprimos mais uma parte do poder público que é fazer essa ponte entre inovação e empreendedorismo para o fomento do desenvolvimento regional -, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.

O Programa da Prefeitura de Macaé disponibilizará aos contemplados pelo Edital: espaço físico compartilhado (co working), sala de reuniões e treinamentos com recursos audiovisuais, serviço de recepção e copa, banheiros, acesso à internet, participação em cursos, palestras, workshops e consultorias especializadas voltadas para empreendedorismo e inovação, modelo de negócios, gestão da tecnologia, gestão financeira e contábil, gestão estratégica, marketing e captação de recursos.

A bióloga Shizue Tamaki e seu marido, o bioquímico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé (UFRJ/Macaé), Moisés Marinho Cavalcante, atuam no terceiro setor com o projeto Jardim Sensorial, que já existe há quinze anos. Segundo eles, já está tudo pronto para a inscrição. “O potencial de ajuda que esta Incubadora de Empreendimento de Macaé tem para os pequenos empreendedores, que não tem uma estrutura mínima para gerenciar uma empresa é enorme. Primeiramente porque sabemos que a estrutura que estará nos apoiando quer que alcancemos sucesso. Essa confiança é um grande diferencial. Em segundo lugar, é a visibilidade que ganharemos. Um ponto positivo da Incubadora de Macaé é a proposta de trabalho em espaço físico compartilhado (co working), que propicia a interação entre os empreendedores e a motivação recíproca”, diz Moisés.

Jardim Sensorial será um dos inscritos

Em um trabalho de monografia, surgiram as primeiras ideias que dariam origem ao projeto de Shizue Tamaki, o Jardim Sensorial. Das pesquisas de Shizue surgiu um jardim composto por plantas medicinais da Mata Atlântica, do Serrado, incluindo estrangeiras - aquelas com fortes características de textura ou aroma – voltado para educação sensorial. Diferente das exposições tradicionais, nessa o toque é permitido e feito com os olhos vendados. Por isso, o próximo passo foi voltar o projeto para inclusão de deficientes visuais por meio da empregabilidade. Isso porque, são eles os guias dos visitantes.

O Jardim Sensorial já esteve em exposição permanente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e está em exposições itinerantes, como no Museu da República, no Rio, e também agora em empresas. Por esse motivo, o projeto busca sair do terceiro setor e se tornar uma empresa com o apoio da Incubadora de Empreendimentos de Macaé. A nova firma pretende abraçar, além da sensibilização do indivíduo, do autoconhecimento e da confiança no outro como terapia laboral, a fabricação e venda de produtos medicinais e de cosméticos naturais. A equipe não só faz o treinamento psicomotor dos guias deficientes visuais, como também está firmando uma parceria com a Apae para o treinamento em jardinagem para os cuidados com as hortas medicinais.

Resultados

A divulgação do resultado final desse processo seletivo será feita pelo Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), no Portal da Prefeitura, dia 14 de outubro. A empresa incubada vai ser reavaliada a cada seis meses e, dependendo dos resultados desse processo de monitoramento, o prazo de permanência na Incubadora será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por até um ano.