Foto: Thaisa Araújo
Forte Marechal Hermes foi um dos locais visitados
Alunos do Polo de Cultura da Fronteira conheceram nesta semana o projeto Lugares de Memória, que aborda o patrimônio histórico e cultural de Macaé. Durante a visita, 35 crianças e adolescentes do polo cultural obtiveram informações sobre a história da cidade, do Solar dos Mellos, que abriga o Museu da Cidade e de edifícios históricos como a Câmara de Vereadores e o Forte Marechal Hermes.
Os alunos das aulas de balé, lambaeróbica, jazz, grafite, ginástica localizada, capoeira, dança de rua, percussão, teatro e circo ficaram fascinados com o conhecimento adquirido e com o passeio. O historiador e professor, Bruno Rodrigues, conduziu a visita e apresentou as instalações do museu, suas exposições e exibição de materiais audiovisuais.
Victor Henrique, de 10 anos, confirmou ter aprendido na prática um pouco mais sobre a história de Macaé. "Eu gostei do passeio porque conheci lugares que nunca tinha ido e vi de perto coisas que aprendi na escola", disse.
A coordenadora do Polo, Keila Quirino, avaliou como positivo o passeio. "Eles adoraram as visitas. A maioria nunca tinha visitado o Forte Marechal Hermes, criado para defender o litoral macaense. Foi muito importante essa interação das crianças com a história da cidade, num passeio que promoveu uma maneira divertida de aprender", disse.
Fazendo um balanço do Projeto Lugares de Memória, que ocorreu nos períodos da manhã e da tarde de todas as quartas-feiras, de março a novembro deste ano, foram 876 pessoas, entre alunos e professores e membros da terceira idade, percorrendo o roteiro urbano e o Parque Atalaia, um dos roteiros do projeto que transmite à população a importância do patrimônio natural.
Para a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, o Projeto Lugares de Memória encerra 2015 com sucesso. "Estamos finalizando a atividade deste ano, com muita vitalidade e também com o respaldo da sociedade. É muito importante valorizar e reconhecer a ocupação do espaço público, por meio do contexto histórico, turístico e cultural", pontuou.
O Solar dos Mellos
O Museu da Cidade de Macaé foi construído no ano de 1891, pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro, um rico fazendeiro. Em 1911 foi comprado pelo jornalista Cezar José de Souza Mello para residência de sua família. A edificação possui estilo arquitetônico eclético, ou seja, duas estéticas: o romântico e o gótico. No museu acontecem exposições, cultura de quintal, pesquisa, visita guiada, conservação e preservação.
Quem for visitar as exposições do Solar dos Mellos irá conhecer a vida do professor Antônio Alvarez Parada com a exposição: "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras", que ficará em exibição pública até o ano que vem.
SERVIÇO
Solar dos Mellos - Museu da Cidade.
Rua Conde de Araruama, 248 - Centro.
Telefone: (22) 2759-5049.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min e aos sábados de 10 às 13horas.